Pesquisar No Site

Semana do Meio Ambiente é marcada por atividades de educação ambiental

foto1_claudio
Semana do Meio Ambiente é marcada por atividades de educação ambiental

#PraCegoVer: Crianças atravessam a ponte de um pequeno córrego acompanhadas dos professores (Foto: Seduc)

Desde segunda-feira (04/06) a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca vem realizando diversas atividades em comemoração a Semana de Meio Ambiente. Dentre as ações, estavam o plantio de mudas e visita a nascente do Rio Guaxinduba, no bairro Cantagalo, realizadas em parceria com a Secretaria de Educação.

Na terça-feira (05/06), os alunos do Maternal II e Fase I da escola CEI EMEI Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, participaram de um plantio de mudas nativas (pitanga e ipê amarelo) na parte interna da unidade escolar e mudas de Pau Brasil na praça externa, localizada em frente à escola. A ação faz parte do projeto de Educação Ambiental e Arborização Urbana. “É muito importante criar essa relação e esse contato das crianças com o meio ambiente logo cedo. Elas adoram participar dessas atividades”, comentou Cristiana Tahan, diretora da unidade escolar.

No mesmo dia (05/06), pela manhã, os alunos do 4° e 5° ano e à tarde as demais séries da EMEI/EMEF João Thimóteo do Rosário participaram de uma visita à nascente modelo do Rio Guaxinduba (de acordo com os critérios do Programa Município Verde Azul), no bairro Cantagalo. Acompanhados de professores e guias, os alunos realizaram uma trilha com observação dos pequenos córregos, lagos, fauna e flora, e entenderam a importância da preservação das nascentes, mananciais e cursos d’água. Ao final do passeio, puderam aproveitar o momento para um piquenique e fizeram o plantio de uma muda de Pau Brasil.

O bairro do Getuba também recebeu um plantio de 226 mudas de espécies nativas para arborização urbana. A ação foi realizada no Residencial “Sylvio Luiz dos Santos” em parceria com a comunidade local, e de acordo com os critérios da Cartilha de Arborização Urbana.

Ações como essas tem destacado a cidade no Programa de Municípios Verde Azul (PMVA). Atualmente, Caraguatatuba é a única cidade do Litoral Norte com pontuação necessária para receber o selo do programa, estando na 12ª posição no ranking estadual 2017. São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela estão classificadas em 238º, 290º e 331º, respectivamente.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

 

Outras atividades da Semana do Meio Ambiente

Além dos plantios e visitas, a Semana do Meio Ambiente vem promovendo uma série de palestras e cursos sobre diversos temas. Ainda é possível aproveitar a programação de palestras que acontece até sexta-feira (08/06) no Parque Estadual Serra do Mar. Na quinta-feira (07/06), às 14h, tem Palestra sobre “Bromélias da Mata Atlântica” e às 15h, apresentação do Projeto Jacutinga. No dia 08/06, das 9h às 11h30 haverá apresentação sobre o Programa de Coleta Seletiva de Caraguatatuba; às 14h a palestra é sobre “Arquivo Histórico e Patrimônio Ambiental” e às 18h, o encerramento fica por conta da exibição do filme “Hans Staden – O filme”, e em seguida um cinedebate com apresentação do filme Oceano de Plástico, em parceria com a ONG SOS Mococa, ambos na Videoteca Lúcio Braun (Centro).

#PraCegoVer: Cinco crianças plantando uma muda sob a supervisão de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e da professora da unidade escolar. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação

Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/07/2025
Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante

Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/08/2025
Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre

O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 01/08/2025
Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Sem categoria Publicado em 05/08/2025
VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba
VII Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas até dia 12 em Caraguatatuba

Em alusão às ações do Agosto Dourado, Caraguatatuba vai promover o “VII Fórum de Aleitamento Materno: A Base da Sustentabilidade” no dia 15 de agosto. Os Interessados devem garantir a inscrição até a próxima terça-feira, dia 12, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/vii-forum-de-aleitamento-materno-a-base-da-sustentabilidade/3055275?share_id=copiarlink. O evento será realizado no auditório ‘Maristela de Oliveira’, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 06/08/2025