Pesquisar No Site
Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular

Secretaria de Educação de Caraguatatuba promove palestra sobre Competências da Base Nacional Comum Curricular

#PraCegoVer: Plateia do Teatro Mario Covas com aproximadamente 600 pessoas entre homens e mulheres. No palco a palestrante Anna Penido fala ao microfone. (Foto: JC Curtis/PMC)
Professores, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos dos municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba – participaram de palestra sobre as 10 competências gerais que orientam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na noite de terça-feira (26/06), no Teatro Mario Covas.
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba trouxe a jornalista Anna Penido, especializada em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA, em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia (EUA), em Iniciação à Liderança Avançada pela Universidade de Harvard (EUA) e diretora do Instituto Inspirare, que abordou e aprofundou cada um dos temas: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; e Responsabilidade e cidadania.
De acordo com a palestrante, o processo de construção da BNCC define o conjunto de conteúdo essencial para os alunos de todo o Brasil, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais previsto na Constituição Federal, em seu artigo 210, bem como nos artigos 9º e 26 da Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares e no Plano Nacional de Educação.
“Que pessoas queremos formar? Que sociedade queremos construir? Temos que alcançar uma formação e um desenvolvimento global para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária. Não adianta termos conhecimento, somente. Habilidade, atitude, valores universais (liberdade, justiça, generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade) são fundamentais na estruturação da Base Nacional Comum Curricular”, apontou Anna Penido.
Para ela é preciso ensinar o aluno a buscar conhecimento já que, atualmente, há muita informação, sendo muitas delas falsas. Também resgatar a curiosidade intelectual, fazer com que as crianças e adolescentes pensem no que estão aprendendo e se aprofundem nos estudos e nos saberes.
“Devemos estimulá-los a fazer perguntas, a expandir os referenciais quanto a religião, novas culturas, grupos étnicos, a transitarem em diferentes ambientes e incentivar o diálogo e, principalmente, a ter a capacidade de escutar o outro. Ajudá-los a desenvolver uma consciência global, socioambiental para que possam saber resolver problemas e conflitos”, destacou.
Ela também chamou a atenção para o resgate da autoestima dos estudantes, do senso de apreciação e autoconhecimento. “Eles terão que se organizar internamente para alcançar metas e concretizar sonhos. Para isso, é preciso que tenham autoconfiança, perseverança e saibam encarar a mudanças de rota no decorrer da vida”, afirmou.
Ao concluir a explanação, Anna Penido disse que para que todas as competências sejam implementadas é necessário que a escola seja um espaço de aprendizagem democrático, onde o educando seja o sujeito e o protagonista da aprendizagem. “A escola tem que ter foco nas necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes, afinada com os desafios da sociedade contemporânea”, concluiu.
Veja Também Recentes

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Solicitação de projeto de acessibilidade do programa Calçada Legal passa a ser on-line
O munícipe que precisar de projeto para construção, manutenção e conservação dos passeios públicos de acordo com a Lei 2074/2013, por meio do programa Calçada Legal, deve solicitar a elaboração, gratuita, no site do governo municipal de Caraguatatuba, no ícone Portal de Serviços do Cidadão, e seguir o passo a

Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

GCM de Caraguatatuba prende dupla em flagrante por roubo na região central
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu dois homens em flagrante pelo crime de roubo na manhã desta quarta-feira (9), após uma ação rápida nas proximidades da pista de skate da Avenida Dr. Arthur Costa Filho, na região central da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 6h50 e