Pesquisar No Site

Paróquia Santo Antônio será elevada a Santuário Diocesano

Publicado em: 11/06/2018
06_11 Paróquia Santo Antonio é elevada a Santuário Diocesano 2
Paróquia Santo Antônio será elevada a Santuário Diocesano

#PraCegoVer: No alto do Morro Santo Antonio, o Padre incensa o altar com um turíbulo na mão. Sobre o altar,está a imagem de Santo Antonio. Coroinhas e população acompanham a ação (Foto: Luís Gava/PMC)

A Paróquia Santo Antônio, em Caraguatatuba, será elevada a Santuário Diocesano. O anúncio foi feito pelo Bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, neste domingo (10/06) durante a benção aos peregrinos que seguiram para a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, como parte das comemorações da 165ª Festa do Padroeiro.

No conceito religioso, “Santuário” é um local sagrado para onde acorrem peregrinos de diversas regiões por devoção, ou ainda a Igreja frequentada por fiéis vindos de outras regiões, atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo.

No caso do futuro “Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba”, será a relíquia de primeiro grau de Santo Antônio (um pedaço do osso do Santo), que já se encontra na Igreja Matriz.

“Trata-se da Igreja mais antiga do município. A cidade de Caraguatatuba, que se desenvolveu a partir da Igreja, tem um povo devoto, acolhedor, que com certeza merece essa conquista que deverá também ser olhada como uma rota para o turismo religioso”, acredita o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Carlos Alberto da Silva, o Padre Beto, que junto com seus paroquianos, terá o período de um ano para proceder às modificações e adequações necessárias para que a Paróquia seja elevada oficialmente a Santuário.

#PraCegoVer: Diante de centenas de pessoas, o padre levanta a mão e todos acompanham o gesto fazendo o mesmo (Foto: Luís Gava/PMC)

Entre as modificações que devem ser realizadas até junho de 2019 está a construção de uma cúpula no Presbitério da Igreja, para que a relíquia de Santo Antônio seja exposta de forma permanente junto ao altar, além de adaptações nas salas para reuniões privativas, sala para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros. Atualmente já são realizadas três Santas Missas diárias, outra exigência para que a Paróquia torne-se um Santuário Diocesano.

De acordo com o Bispo Dom José Carlos, a oficialização deverá ser feita por meio de decreto, neste mesmo período em 2019, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba. “Assim como o Pároco e sua messe, acreditamos que o sonho possa tornar-se realidade. Santuário Diocesano trará conforto espiritual da Graça de Deus inerente aos lugares sacros, reservados exclusivamente à oração e adoração, sobretudo no ano em que comemoraremos o jubileu de 20 anos da instalação da nossa Diocese”.

Missa Campal

A missa campal realizada neste domingo (10/06) no Morro Santo Antônio reuniu cerca de 500 pessoas, a maioria saindo em peregrinação da Igreja Matriz, no Centro.

Muitos fiéis percorreram o trecho carregando a imagem do Santo Padroeiro. Já no alto do Morro Santo Antônio, uma missa festiva foi realizada com a presença de centenas de pessoas.

A flâmula e as fitinhas de Santo Antônio comercializadas pelo Fundo Social de Solidariedade receberam a benção do pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Beto.

A celebração teve a presença do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do secretário de Turismo, Cristian Alves de Souza, do secretário de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti, e do presidente da Câmara, Tato Aguilar.

#PraCegoVer: Imagem aérea da cidade, tendo em primeiro plano o morro Santo Antonio lotado de pessoas acompanhando a missa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024