Pesquisar No Site

Comitês da Primeiríssima Infância do Litoral Norte discutem cuidados com gestante e bebê

Publicado em: 07/06/2018
IMG_9952
Comitês da Primeiríssima Infância do Litoral Norte discutem cuidados com gestante e bebê

#PraCegoVer: Cerca de oitenta pessoas com idades diferentes, a maioria mulheres, estão sentadas em carteiras com suporte de braço para escrita, dispostas em um grande círculo, no salão da Secretaria de Educação. Elas conversam. (Foto: Luís Gava/PMC)

Profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, que integram os Comitês da Primeiríssima Infância dos municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba estiveram reunidos nessa segunda e terça (5 e 6), para formação sobre práticas de atenção ao pré-natal, puerpério (pós-parto), e de apoio à amamentação.

O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá, e foi coordenado pelas consultoras da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (SP), a enfermeira Maristela Stoianov e a médica obstetra Carolina Hofmeister.

Entre os vários temas abordados pelas profissionais destacou-se a importância de como o pai se sente durante a gravidez da mulher, suas dúvidas e angústias, assim como depois do nascimento do bebê. “Deve-se incluir o pai nas consultas e exames pré-natais, incluir nos afazeres diários como dar banho, trocar a fralda, entre outros”, recomendou a enfermeira.

De acordo com a médica, também podem surgir sentimentos de ambivalência quando descobre a gravidez e alterações psíquicas no puerpério como depressão, psicose. “Às vezes ficamos muito preocupadas com o bem estar da criança, mas esquecemos da mãe. Temos que estar atentos, pois o bem estar do neném depende do estado de ânimo da genitora”, abordou Hofmeister.

A médica também chamou a atenção para o “handling”, ou seja,que a manipulação do neném – dar banho, secar, passar cremes, massagear, colocar roupa, etc. “Esse deve ser um momento de prazer, com calma, carinho, conversa e muito amor no contato visual também”, acrescentou.

A coordenadora pedagógica do CEI Severino Vitoriano dos Santos, no bairro Jardim Gaivotas, Cristiane Jaci Resende Pessoa, do Comitê de Caraguatatuba, disse que a formação será reeditada para os profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde, que atuam com gestantes.  “Não podemos simplesmente “despejar” várias informações, ao mesmo tempo, para cima das futuras mamães. Primeiro temos que detectar qual a prioridade dela, anseios e medos para que o trabalho do Programa Primeiríssima Infância seja eficaz. Temos que trabalhar muito no pós-parto, pois muitas delas não voltam para as reuniões de grupos, após ganharem o bebê”, avaliou.

Já Márcio Nakasone, médico, que atuou por seis anos na estratégia de saúde da família (ESF), e atual coordenador da Atenção Básica de Saúde de Ilhabela disse que esses encontros são sempre interessantes. “A lógica da atenção básica precisa da empatia e do sentimento. Trazer para o atendimento, a possibilidade de contato verdadeiro e não somente protocolo. Isso é fundamental para desenvolvermos efetivamente nosso trabalho”, afirmou.

A enfermeira, Anna Carolina Ferreira de Oliveira, do Comitê de Ubatuba, reconhece que desde que integrou o Programa Primeiríssima Infância e mudou sua forma de atuar junto às gestantes e seus filhos. “Antes, a gente se preocupava basicamente com o desenvolvimento físico, se o neném estava crescendo e ganhando peso. Hoje o olhar é humanizado, precisamos saber se ambos estão bem, inclusive emocionalmente. Também  incluímos os parceiros no pré-natal. Temos que enxergar pessoas e não números, e tratar os pacientes com amor”, concluiu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou dois importantes aliados nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba, unidade Poiares, juntamente com o Colégio Módulo, assumiram a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, localizada entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024
Caraguatatuba aplica mais de R$ 8 mil em multas por reincidência de focos de dengue
Caraguatatuba aplica mais de R$ 8 mil em multas por reincidência de focos de dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba preza por trabalhar primeiramente na conscientização dos moradores no combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, porém em certas situações, medidas mais severas devem ser tomadas a fim de garantir a saúde e a vida da população. O Centro de Controle de Zoonoses

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024