Pesquisar No Site

Centro de Educação Infantil do Morro do Algodão ganha novos espaços verdes

Publicado em: 22/06/2018
WhatsApp Image 2018-06-22 at 3.29.47 PM
Centro de Educação Infantil do Morro do Algodão ganha novos espaços verdes

#PraCegoVer Canteiro gramado com cerquinhas de madeira pintadas de verde claro. No canteiro há um trenzinho feito de caixotes de madeira e pintados de verde claro e dentro há vários vasinhos com flores ele está cercado de pedrinhas brancas. No canto direito há três vasos de cerâmica grandes com mudas de árvores. No muro pintado de branco onde termina o cercadinho há dois paletes de madeira pintados em verde claro um maior com quatro vasos de cerâmica com flores e outro com dois vasos. (Foto: Divulgação)

Após quatro meses de um trabalho bem orquestrado que envolveu equipe gestora, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, auxiliares de limpeza, cozinheiras e pais, o CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes inaugurou nessa quinta-feira (21/06) os novos espaços verdes – jardim de entrada, cantinho dos jabutis e jabotas, horta, calçadas gramadas e trilha sensorial com texturas.

A ideia surgiu no início do ano letivo quando foi feita uma avaliação da escola pela comunidade escolar e o quesito lugares verdes foi apontado pela maioria como insuficiente.

“A partir daí fizemos um projeto de revitalização e dividimos alunos, professores e funcionários em grupos. Todos abraçaram a causa. Tivemos a ajuda de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente que doaram e ajudaram a plantar mudas. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos também nos ajudaram com corte e poda. Pais  trouxeram mudas, terra e adubo. Meus filhos que estudam lá, Pérola, 2 anos, e Davi, 4 anos, ficaram tão empolgados que acabei revitalizando a horta da minha casa com eles. O resultado geral foi maravilhoso”, afirmou a coordenadora pedagógica, Taíse Romeiro.

Ao mesmo tempo em que a parte física era transformada, o projeto político pedagógico que abrange a importância e os cuidados com o meio ambiente também foi trabalhado com as crianças. Bem como o projeto horta, cujos alimentos plantados (chuchu, cenoura, salsinha, orégano, manjericão, cebolinha, alho poró, alface e morango) são utilizados na alimentação dos alunos.

“Os professores e crianças do berçário trabalharam o cantinho sensorial com texturas. O Maternal I ficou com o cantinho dos dois jabutis e das duas jabotas que temos. Eles pesquisaram alimentação destes animais, água e grama para que estes tivessem o melhor habitat. Essa turminha também ajudou na nossa horta. O Maternal II trabalhou no jardim de entrada e a 1ª e 2ª Fases com os gramados, no entorno da unidade escolar e a horta. O aprendizado proporcionado nesse processo foi intenso”, explicou a diretora Fernanda Ferraz Lara Lima.

Vários pais foram visitar a escola e puderam constatar os benefícios da revitalização e dos conhecimentos trabalhados nesse período com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.

O carpinteiro, Eduardo Hupalo, 47 anos, pai da Sabrina, 5 anos, fez todas as cerquinhas dos espaços. “É o meu serviço e a escola estava precisando, então não me custava fazer. Minha filha ficou muito feliz do pai ter contribuído para a escola ficar mais bonita”, contou.

Já Kelly Isabel Marcos Jerônimo, 25 anos, mãe de Brenda, 4 anos, doou vasinhos e terra e acompanhou os trabalhos. “Minha filha e os coleguinhas estavam muito empolgados. É muito bom ver as crianças felizes. Para mim e para ela foi um aprendizado. Tudo foi muito bem pensado e executado”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024