Pesquisar No Site

Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

Publicado em: 28/06/2018
DSC_0030
Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro

#PraCegoVer: Seis alunos, dois meninos e quatro meninas, estão sentados na grama. Eles conversam e analisam mapas e dicas da caça ao tesouro. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

A praia do Centro, em Caraguatatuba, foi tomada por alunos do 8º ano da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva, para uma “caça ao tesouro”, entre o palco da Praça da Cultura e a pista de skate, na quarta-feira (27), pela manhã.

A atividade diferenciada foi cuidadosamente estudada e preparada pelos professores Severo Ortiz (Geografia), Raisa Albino (Língua Portuguesa), Daniel Godoy (Matemática) e João Paulo Biscardi (Ciências) e teve como proposta trabalhar a organização, cooperação, habilidades e multidisciplinaridade.

Anteriormente, cada docente desenvolveu, em sala, assuntos pertinentes à ação na praia. Nas aulas de Português foram trabalhados textos sobre a história do município e da região e também a respeito de equipamentos de segurança na prática do arvorismo e escaladas em paredes. “A próxima atividade será a produção textual com a redação de um artigo da caça ao tesouro”, adiantou Raisa.

Nas aulas de Geografia, foi estudada a cartografia, leitura de mapas, utilização da bússola e da rosa dos ventos (extremamente comum em todos os sistemas de navegação, pois indica as direções conhecidas como pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste, os pontos colaterais – nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste; e os pontos subcolaterais. A rosa náutica corresponde à volta completa do horizonte e basicamente todos os pontos na linha do horizonte podem nela ser localizados). Nas de Matemática, contagem, ângulos, coordenadas e escala. Em Ciências foi estudada a identificação de aspectos físicos e biológicos dos biomas e das espécies nativas.

#PraCegoVer: Outro grupo de alunos, dois meninos e quatro meninas, estão em pé também analisando mapas e dicas da caça ao tesouro. Ao fundo, vê-se o mar e árvores. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

De acordo com Ortiz, o foco dos professores foi aplicar a aprendizagem ativa repassada nas capacitações da empresa Planneta, dentro do projeto #Educação Transformadora promovida pela Secretaria de Educação.

“Fizemos a caça ao tesouro com o 6º ano e aperfeiçoamos com o 8º ano. O que menos importou foi o tesouro, em si, ou seja, o chocolate. O principal foi todo o processo para chegar até ele. Agora temos um projeto documentado que pode ser seguido por outros colegas em outras unidades escolares. É gratificante ver que a teoria e a prática foram aprendidas de forma prazerosa”, ressaltou Ortiz.

A aluna Nicolly Ribeiro, 13 anos, aprovou a ação. “Tivemos que resolver os enigmas, interpretar as dicas da caça ao tesouro e nos localizar dentro da área de busca. Foi muito mais divertido do que em sala de aula”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024