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Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro
Caça ao tesouro mobiliza alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar na praia do Centro
A praia do Centro, em Caraguatatuba, foi tomada por alunos do 8º ano da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela Dalva, para uma “caça ao tesouro”, entre o palco da Praça da Cultura e a pista de skate, na quarta-feira (27), pela manhã.
A atividade diferenciada foi cuidadosamente estudada e preparada pelos professores Severo Ortiz (Geografia), Raisa Albino (Língua Portuguesa), Daniel Godoy (Matemática) e João Paulo Biscardi (Ciências) e teve como proposta trabalhar a organização, cooperação, habilidades e multidisciplinaridade.
Anteriormente, cada docente desenvolveu, em sala, assuntos pertinentes à ação na praia. Nas aulas de Português foram trabalhados textos sobre a história do município e da região e também a respeito de equipamentos de segurança na prática do arvorismo e escaladas em paredes. “A próxima atividade será a produção textual com a redação de um artigo da caça ao tesouro”, adiantou Raisa.
Nas aulas de Geografia, foi estudada a cartografia, leitura de mapas, utilização da bússola e da rosa dos ventos (extremamente comum em todos os sistemas de navegação, pois indica as direções conhecidas como pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste, os pontos colaterais – nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste; e os pontos subcolaterais. A rosa náutica corresponde à volta completa do horizonte e basicamente todos os pontos na linha do horizonte podem nela ser localizados). Nas de Matemática, contagem, ângulos, coordenadas e escala. Em Ciências foi estudada a identificação de aspectos físicos e biológicos dos biomas e das espécies nativas.
De acordo com Ortiz, o foco dos professores foi aplicar a aprendizagem ativa repassada nas capacitações da empresa Planneta, dentro do projeto #Educação Transformadora promovida pela Secretaria de Educação.
“Fizemos a caça ao tesouro com o 6º ano e aperfeiçoamos com o 8º ano. O que menos importou foi o tesouro, em si, ou seja, o chocolate. O principal foi todo o processo para chegar até ele. Agora temos um projeto documentado que pode ser seguido por outros colegas em outras unidades escolares. É gratificante ver que a teoria e a prática foram aprendidas de forma prazerosa”, ressaltou Ortiz.
A aluna Nicolly Ribeiro, 13 anos, aprovou a ação. “Tivemos que resolver os enigmas, interpretar as dicas da caça ao tesouro e nos localizar dentro da área de busca. Foi muito mais divertido do que em sala de aula”, afirmou.
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