Pesquisar No Site
Feira Medieval movimenta escola municipal do Perequê-Mirim
Feira Medieval movimenta escola municipal do Perequê-Mirim

#PraCegoVer: Vários alunos e alunas em pé, à frente várias mesas de tampo de madeira e pés de ferro, uma ao lado da outra, com várias maquetes de castelos, casas e cenas da vida na Idade Medieval (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O estudo da Alta Idade Média, período entre os anos 475 e 1000 e a Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV, rendeu uma Feira Medieval preparada pelos alunos do 7º ano, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê-Mirim,
A feira foi o resultado de um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de História, Educação Física e Português, no qual os alunos por meio de atividades em grupo desenvolveram maquetes e roupas com materiais reciclados, além de paródias musicais sobre essa época da história. Os trabalhos foram apresentados no pátio da escola, sexta-feira (11/05), à tarde.
O aluno Brunno Evangelista Oliveira, 12 anos, ajudou a confeccionar um castelo medieval. “Aprendi que durante o feudalismo os impostos pagos pelo povo eram muito altos, que os nobres moravam em castelos e também sobre o tipo de roupa que usavam”, contou. A colega Eduarda Augusta de Sousa, 12 anos, também destacou a entrada restritiva no castelo por parte do povo, a pouca higiene corporal das pessoas, vestimenta e moradia típicas. Já Larissa Matoso dos Santos, 12 anos, disse ter ficado impressionada com a “caça às bruxas”, quando muitas pessoas foram assassinadas por não praticarem o Cristianismo.
A professora de História, Luciana Vitório, disse que em sala de aula foi trabalhado o conceito histórico de Idade Média, feudalismo e sua contextualização nos dias atuais. “Herdamos dessa época, por exemplo, a instauração da cobrança de impostos e dos pedágios”, destacou.
Idade Média – A Alta Idade Média foi marcada pelas invasões bárbaras no território do Império Romano e a consolidação do sistema econômico feudal.
O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. A sociedade no feudalismo era chamada de sociedade estamental porque era composta por camadas sociais estanques – nobreza, clero e servos. Passar de um estamento social para outro era praticamente impossível.
Na Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração do trabalho braçal entrou em declínio devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, que possibilitou aragem e transporte da produção.
Veja Também Recentes
Comitê para acompanhamento de População em Situação de Rua é empossado em Caraguatatuba
Os titulares e suplentes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Ciamp-rua) tomaram posse na manhã desta quarta-feira (15) na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento contou com a presença do prefeito Mateus Silva, além de autoridades e
Caraguatatuba encerra participação na final estadual do Jomi 2025 com duas medalhas de ouro e resultados expressivos
A delegação de Caraguatatuba encerrou sua participação na final estadual dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2025, realizada entre os dias 23 e 28 de outubro em São João da Boa Vista, com conquistas importantes. O município foi destaque no atletismo, dança de salão, xadrez feminino, buraco feminino, tênis de
Natação de Caraguatatuba conquista 5º lugar por equipes na terceira etapa do Festival Mirim em Guaratinguetá
A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba alcançou o 5º lugar na classificação geral por equipes durante a 3ª etapa do Festival Mirim de Natação, realizada no sábado (18), no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. O evento reuniu mais de 260 atletas de diversas cidades
Nota Oficial –
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica
Contadora de Histórias Rita Brugnerotti participa da Quarta Literária na próxima semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima semana mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será na quarta-feira (22) às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Rita é atriz há mais de 18