Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba saltam de parapente do Morro Santo Antonio

Paratletas de Caraguatatuba saltam de parapente do Morro Santo Antonio

#PraCegoVer: Foto Paraglider verde com detalhes em amarelo e lista branca e amarela, no ar, a poucos metros do chão. No solo cinco homens aguardam o pouso. (Foto: Luís Gava/PMC)
O vento forte no domingo (23/04) deu mais emoção ao evento “Voo Livre Sem Limites” com as paratletas de Caraguatatuba, Ana Canuto, 51 anos, e Micheli Castilho, 35 anos.
As duas são cadeirantes e saltaram de parapente do Morro do Santo Antônio, num voo duplo com os instrutores Samuel de Oliveira Monteiro e Sílvio Luís Ramos da Associação de Voo Livre de Caraguatatuba, dentro da programação de aniversário dos 161 anos do município.
A primeira a saltar foi Ana Canuto. O voo durou cerca de 20 minutos e a aterrissagem foi no trecho da praia do Centro onde funciona o programa Praia Acessível. Na areia, o marido e a filha, Adelmo e Bruna, o prefeito Aguilar Junior, o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Leonardo Macedo, amigos e colegas de trabalho.
“Subir o morro deu mais nervoso do que o salto em si. Depois, lá em cima, deu para curtir o visual da cidade. Na hora de pousar deu um pouco de medo. Mas foi tudo ótimo”, contou.
Michelli saltou em seguida, porém, o vento forte levou o pouso para a base e não para o espaço do Praia Acessível. Para satisfazer a plateia, ela topou um segundo voo e, assim como a amiga, foi recebida com palmas pelo público. “Pedi o voo com emoção, aquele com piruetas. Nossa, dá medo, mas a sensação é incrível. Já fiz mergulho com cilindro e desci 15 metros. Foi mais tenso do que voar”, afirmou.

#PraCegoVer: A paratleta Ana Canuto sentada na areia após o salto. Ao lado homem careca de barba, blusa verde e bermuda cinza segura cadeira de rodas. Homem de boné branco blusa laranja e preta e óculos escuro, agachado ajuda a tirar o equipamento. Outro em pé de barba óculos chapéu e blusa branca de malha e manga comprida segura a mão direita da paratleta, outro de camisa branca, e bermuda preta, com viseira observa. (Foto: Luís Gava/PMC)
O prefeito Aguilar Junior, que também já saltou de parapente, disse que assim como Ilhabela é referência em vela, Ubatuba e São Sebastião, em surfe, Caraguatatuba tem tudo para se transformar na capital do voo livre. “A vista é maravilhosa e as condições de voo excelentes. Esses saltos demonstram que esse esporte é seguro inclusive para pessoas com deficiência e os profissionais da cidade estão preparados para isso”, declarou.
O secretário Leonardo Macedo afirmou que esse salto marcou a parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, Sepedi e a Associação de Voo Livre de Caraguatatuba. “Realmente foi uma experiência fantástica. Gestão humanizada é fazer a inclusão em todos os segmentos. Esse “Voo Sem Limites” inicia um novo projeto da administração Aguilar Junior com a Associação”, disse.
Veja Também Recentes

Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Haka Expedition 2025 reúne melhores atletas de corrida de aventura em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi o cenário de mais uma edição do Haka Expedition 2025, realizada entre os dias 19 e 22 de junho. A competição, uma das mais desafiadoras do calendário brasileiro de expedição, reuniu os melhores atletas de corrida de aventura do Brasil e do exterior, com percursos longos e intensos,

Festival do Cambuci chega à 12ª edição em Caraguatatuba com programação gratuita e voltada à família
Caraguatatuba recebe no próximo sábado (28), a 12ª edição do Festival do Cambuci, evento que celebra os sabores e a biodiversidade da Mata Atlântica, promovido pelo Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. A entrada é gratuita e o festival oferece atrações das 9h às 17h, na Rua

Agentes de trânsito passam por capacitação com instrutores do Detran para uso do bafômetro em blitz de combate à alcoolemia
A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba passou por capacitação sobre como usar o bafômetro homologado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), durante uma blitz para combater a alcoolemia por parte dos condutores de veículos. O treinamento,

Mais de 600 atletas participam da VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu, no domingo (22), a VI etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, o mais tradicional campeonato da modalidade em São Paulo e o único oficial da Federação Aquática Paulista. A competição foi realizada na praia Martim de Sá e reuniu mais de 600 nadadores de 65 cidades. Apesar