Pesquisar No Site

Festival do Camarão 2018 ganha mais uma semana, pastel de queijo e batata frita

Publicado em: 24/04/2018
Festival do Camarão 2017 (2)
Festival do Camarão 2018 ganha mais uma semana, pastel de queijo e batata frita

Foto: JC Curtis/Fundacc

Se o Festival do Camarão já era bom sendo realizado em um final de semana, a partir deste ano a festa que movimenta o mês de julho ganha mais quatro dias. A 21ª edição será no período de 11 a 15 e de 19 a 22, na Praça da Cultura, na Avenida da Praia, no Centro.

Outra novidade para este ano é que nas barracas poderão ser comercializadas batata frita e pastel de queijo que vão agradar as crianças e aqueles que não podem comer o crustáceo, mas gostam de prestigiar o festival.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, ainda liberou mais duas barracas para serem usados pelos pescadores de peixe e camarão, elevando para 20 o total, além das duas de doce.

“Queremos fazer uma festa grandiosa como Caraguatatuba merece e o Festival do Camarão já é atrativo que a cada ano vai se profissionalizando e agregando elementos à festa”, disse Silmara durante a apresentação do regulamento deste ano para a concessão das barracas junto aos pescadores.

O evento é realizado em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Esta festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo. Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.

Das 20 barracas liberadas, 19 serão destinadas exclusivamente a membros da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e uma a membros da Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba.

Toda a documentação dos candidatos, que constam no regulamento (ver no site www.fundacc.sp.gov.br), deve ser entregue para análise no período de 07 a 11 de maio de 2018, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, situada na Rua Santos Dumont, 502, Centro de Caraguatatuba, no horário de atendimento das 9 às 16h.

A lista dos contemplados para concessão das barracas será divulgada no site da Fundacc: www.fundacc.sp.gov.br e fixada nos murais das sedes da fundação e da Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro até o dia 16 de maio de 2018.

É importante destacar que entre as obrigações dos contemplados estão a participação nas reuniões preparatórias (organização, manipulação de alimentos, degustação, questões sanitárias, entre outras) e na procissão marítima e cerimônia “Barcos ao Mar”, no dia 27 de maio de 2018, às 9h, no Entreposto de Pesca da Praia do Camaroeiro, com embarcações obrigatoriamente decoradas.

De acordo com a organização do evento, os pratos liberados para comercialização são porção de camarão pequeno, porção de camarão grande, espetos de camarões grandes e pequenos, porção de mandioca, porção de batata frita, porção de peixe frito, pastel de queijo, até dois pratos e dois salgados à base de camarão, previamente determinados e aprovados pela equipe organizadora.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Segurados do CaraguaPrev têm até 5 de julho para atualizar dados do Censo Previdenciário
Segurados do CaraguaPrev têm até 5 de julho para atualizar dados do Censo Previdenciário

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) promove o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 dos servidores da ativa, aposentados e pensionistas do serviço público municipal até dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Desde 1º de maio, 1.901 segurados

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na manutenção urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta terça, quarta e na próxima segunda-feira (11, 12 e 17/6), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. As repartições

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba promove leilão online de 38 terrenos na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o Leilão Público Eletrônico 01/2024 de 38 terrenos de cinco bairros no dia 12 de junho (quarta-feira), às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem ofertar o maior lance poderá adquirir imóveis que estão agrupados em 36 lotes do certame.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2024
Alunos participam de palestra sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Alunos participam de palestra sobre Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou na manhã desta sexta-feira (17), palestra alusiva ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aos alunos da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia sistema de drenagem em rua do Morro do Algodão
Prefeitura de Caraguatatuba amplia sistema de drenagem em rua do Morro do Algodão

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta quarta-feira (29) a instalação de tubos de concreto que ampliarão o sistema de drenagem de águas pluviais no bairro Morro do Algodão, região Centro/Sul da cidade. As obras foram realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que instalou uma fileira de cinco tubos, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/05/2024