Pesquisar No Site

Prefeitura estuda melhorias para atendimento de pacientes na Acalento

03_27 Atendimento de pacientes na Acalento 1
Prefeitura estuda melhorias para atendimento de pacientes na Acalento
Prefeitura estuda melhorias para atendimento de pacientes na Acalento

Foto: Luís Gava-PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba assina no próximo dia 17 de abril o aditamento de contrato com a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) para atendimento de 130 pacientes encaminhados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

A Acalento atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos. Para o trabalho, a entidade receberá em torno de R$ 80 mil mensais da Prefeitura de Caraguatatuba.

Na manhã desta terça-feira (27/03), o prefeito Aguilar Junior, visitou a entidade e conversou com a diretoria, funcionários, pais e pacientes.

Ele esteve acompanhado dos vereadores Oswaldo Pimenta de Mello Neto (Chininha) e João Silva de Paula Ferreira (De Paula), do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Leo Macedo, da chefe da Seção de Comunicação Inclusiva da Sepedi, Marcela Sugahara, de servidores da Secretaria de Esportes, da presidente da entidade, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi e da coordenadora técnica Daniela Marazzi.

Depois de ouvir algumas demandas, o prefeito anunciou também melhorias no local, por meio de recursos municipais e emendas parlamentares.

“Vamos verificar a questão de um novo veículo para o transporte de pacientes, ar condicionado para a piscina onde ocorre a hidroterapia e cadeiras anfíbias para que os pacientes tenham contato com o mar”, disse o prefeito Aguilar Junior.

O prefeito recebeu também um abaixo assinado de pais e da direção para a compra da área onde funciona a instituição no bairro do Porto Novo.

“Faremos um levantamento jurídico e orçamentário sobre o pedido. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito para melhorar o atendimento feito pela Acalento, que é uma referência regional”, finaliza.

Prefeitura estuda melhorias para atendimento de pacientes na Acalento

Foto: Luís Gava-PMC

Conquista

Após a apresentação de um projeto, a Acalento foi contemplada com equipamentos para um novo tratamento de habilitação e reabilitação nos pacientes.

Trata-se do método PediaSuit, uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as  funções motoras e cognitivas de uma criança.

Para trabalhar a nova técnica, o PediaSuit utiliza diversas ferramentas. Uma delas é a propriocepção dinâmica, por meio de uma órtese mole, chamada Suit, que consiste em colete, shorts e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos.

“Foi uma conquista para a entidade e a técnica também será utilizada com os pacientes atendidos pelo convênio com a Prefeitura”, explica a presidente da entidade, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra Todas Delas IF Foto Luís Gava(PMC) (9)
Caraguatatuba encerra “Todos por Elas” com imersão sobre estratégias de negócios, visão de futuro e posicionamento nas mídias digitais

A empresária, mentora, consultora, palestrante, e apresentadora do programa “Empreenda Aí” na TV aberta, Priscilia Queiroz, reuniu mais de 80 mulheres no auditório do Instituto Federal São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP) para uma imersão de dois dias, no encerramento da semana “Todos por Elas”, na semana passada (26 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2026
Fundo Social promove 4ª Feira de Produtos Artesanais com mulheres empreendedoras nesta quarta-feira
Fundo Social promove 4ª Feira de Produtos Artesanais com mulheres empreendedoras nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (15), a partir das 12h, o público pode conferir vários produtos produzidos por mulheres empreendedoras de Caraguatatuba, na sede do Fundo Social, na Rua São Sebastião, 19, bairro Sumaré, durante a 4ª edição da Feira de Produtos Artesanais. No local, o público encontra uma variedade de artigos como

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026
MH_CARAGUA
Evento de motorhomes reúne cerca de 200 veículos em Caraguatatuba

Veículos adaptados para viagem e hospedagem movimentam Caraguatatuba neste fim de semana durante o 2º Encontro de Motorhomes. O evento começou na sexta-feira (20) e segue até domingo (22), das 8h às 22h, com participação de trailers, campers e motorhomes em atividades voltadas à integração e ao turismo itinerante. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 20/03/2026
1000484534
Prefeitura notifica concessionárias para garantir limpeza de áreas de domínio em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou a Concessionária Tamoios e a ISA Energia Brasil (concessionária de transmissão de energia elétrica) para que realizem e mantenham a limpeza adequada de suas áreas de domínio no município. A medida visa assegurar não apenas a organização urbana,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/04/2026
0412 Ação Cidadania - Hugo Labanca-39566
Ação Cidadania – edição especial aniversário da cidade atende mais de 1,5 mil pessoas no Perequê-Mirim

Cerca de 1,5 mil famílias circularam pelo programa Ação Cidadania realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Fundo Social para os moradores da zona sul da cidade.  O evento ocorreu no Centro Integrado de Ações Socioeducativas – CIDE do Perequê-Mirim, entre 9h às 13h, no domingo (12) e integrou a programação

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 13/04/2026