Pesquisar No Site
Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco

Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco

Foto: Divulgação
Quando o departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou que a marca do arremesso de peso de 4,58 metros e o lançamento de disco de 7,69, de Ellen Dias Braga, estabeleciam novos recordes brasileiros, a paratleta levou um tempo para acreditar. “Custou para cair a ficha. Agora quero compartilhar essa alegria com todos”, declarou.
Nascida em Cunha, há 32 anos, Ellen mudou-se com os pais Elias e Elza e os irmãos Eliane, Elton e Elias para Caraguatatuba, em 1992. Levava uma vida cotidiana entre família, amigos e escola. Até que aos 24 anos passou a desenvolver sintomas da ataxia cerebelar, que afeta os movimentos dos dedos, das mãos, dos braços, das pernas, do corpo, a fala ou o movimento dos olhos.
Mesmo com as limitações da doença que a levou a usar cadeira de rodas, não se abateu. Continuou os estudos e concluirá o curso de Administração de Empresas este ano. Também redescobriu a prática de esportes, há cinco anos, no Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), da Prefeitura de Caraguatatuba.
O técnico, Rodrigo Brandt, lembra bem que teve que insistir muito para que Ellen iniciasse os treinamentos. “Na primeira aula, ela não conseguiu arremessar o peso e o deixou cair na coxa. Ficou frustrada e um tempo sem aparecer. Resolveu voltar e não parou mais. Esse recorde é uma conquista diária dela de superar marcas”, contou Brandt.
O trabalho ficou mais intenso após as últimas vitórias. Todos os dias, Ellen se reveza entre a parte técnica, prática e a musculação. A meta agora é a etapa, em junho, do Circuito Loterias Caixa. Depois há outra em agosto e, em outubro, o Campeonato Brasileiro, reunindo os melhores do ano.
“Nossa meta é a convocação para seleção paralímpica que irá aos jogos de Tóquio, em 2020. Nesse sentido, estamos trabalhando para aumentarmos em 30 cm o arremesso de peso e um metro o lançamento de disco”, contou o técnico.
Para Ellen participar de uma Olimpíada será um sonho: “Penso na minha família e nas pessoas que me ajudaram a chegar onde estou. Quero muito essa vaga na seleção e estou empenhada em consegui-la”, declarou.
As quebras dos dois recordes aconteceram no Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, no Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 25 e 26 do mês passado. Ellen conquistou três medalhas de ouro na competição: arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de club throw (artefato feito de madeira entre quarenta e cinquenta centímetros de comprimento e peso de pelo menos 150g).
Veja Também Recentes

Folclore em Festa celebra tradições populares dia 23 em Caraguatatuba
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o apoio da Comissão Setorial de Folclore e Tradições Populares, realiza no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 16h, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, mais uma edição do tradicional ‘Folclore em Festa’ – celebração às manifestações

Projeto piloto “Colônia de Férias” leva crianças do residencial Getuba ao Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba
Terça-feira (15) foi dia de passeio no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba com crianças do Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, dentro do projeto piloto “Colônia de Férias”, realizado pelo governo municipal de Caraguatatuba. No passeio, a criançada pode conhecer um pouco sobre a

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Hospital Regional do Litoral Norte ultrapassa três mil atendimentos em Hemodinâmica
Desde a inauguração do serviço de Hemodinâmica, em agosto de 2022, o Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França superou a marca de três mil atendimentos na especialidade e consolida-se como referência regional no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Com média de 100 atendimentos mensais, o setor

Alunos do Curso de Mecânica Automotiva Básica participam de aula prática em Caraguatatuba
Na aula de quinta-feira (17), do curso de Mecânica Automotiva Básica foi dia dos alunos colocarem a mão na massa. Os participantes conheceram peças desmontadas, que compõem os sistemas principais de um carro – direção, freios, motor e suspensão e também viram num automóvel modelo Corsa, onde estão cada uma.