Pesquisar No Site
Caraguatatuba fornece atendimento integral às vítimas abrigadas no Cemug

Caraguatatuba fornece atendimento integral às vítimas abrigadas no Cemug
Cerca de 12 famílias e 50 pessoas já são abrigadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves em Caraguatatuba. Desde a última quarta-feira (14), em razão das fortes chuvas, muitos perderam tudo e são acolhidos por equipes especializadas da Prefeitura de Caraguatatuba.
Além de roupas, alimentos e higiene pessoal, quem passa por ali conta ainda com cuidados aos cachorros acolhidos. Segundo o secretário de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva, já foi iniciada a construção de canis no lugar. “Para melhor cuidar dos cães que vieram ou virão junto com as vítimas, a Prefeitura está construindo esta área com o objetivo de gerar mais segurança e comodidade aos acolhidos”, relata.
“Aqui já recebemos colchões novos, lençóis, roupas, alimentação, café. Mas precisamos ainda do empenho de todos. Isto porque doações nunca serão demais, já que muitos chegam com a roupa do corpo”, afirma Edvaldo.

Foto: Cláudio Gomes/PMC
A moradora do bairro Perequê-Mirim, R.M.S., 36 anos, foi levada ao local junto com seus dois filhos menores de idade, com 9 e 15 anos e o marido. “Quando começou a chover, foi um estrago muito grande. Eu estava dormindo e fui acordada com a água invadindo meu colchão. Aqui, estamos sendo muito bem tratados. Temos o que comer, o que vestir, mas toda ajuda continua sendo bem vinda, porque perdemos tudo”, relata.
Já a moradora, I.C.L., 51 anos, chegou ao Cemug com o marido e tem ainda alguma esperança de recuperar, ao menos, algumas roupas. “Vou aguardar a chuva passar para ver o que sobrou. Mas, se minha cama tiver virado com a chuva, não terei nem o que vestir”, conta.
Acolhimento integral
Desde esta quinta-feira pela manhã, os abrigados do Cemug recebem também cuidados com a saúde. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, instalou no local um Posto Médico, que conta com um médico clínico geral; um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.
Há também uma farmácia com medicações para uso imediato. Além do que, todos os desabrigados que perderam receitas médicas ou medicamentos já foram repostos pela equipe médica.
O Posto Médico permanecerá no Cemug até às 18h desta quinta-feira, mas a Coordenação de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde está disponível 24h aos acionamentos de urgência da Defesa Civil.
Veja Também Recentes

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,