Pesquisar No Site
Acompanhando as tendências do mercado de turismo mundial, Caraguatatuba expõe na 38º FITUR Madrid
Acompanhando as tendências do mercado de turismo mundial, Caraguatatuba expõe na 38º FITUR Madrid
Caraguatatuba foi mais uma vez, contemplada pela Embratur para divulgar o município em feiras internacionais, desta vez, na 38º FITUR Madrid 2018, uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, que aconteceu de 17 a 21 de janeiro. A cidade dividiu espaço com a veterana Ilhabela e foram as únicas cidades do Estado de São Paulo a participar da exposição.

Fotos: Divulgação
De acordo com o chefe de Seção de Planejamento de Projetos Turísticos, Marcelo Suckow, Caraguatatuba já tem um público cativo no Vale do Paraíba e São Paulo, mas é preciso buscar novos nichos. “Nós promovemos ações específicas para essas regiões próximas, mas é preciso pensar grande. Ilhabela é um grande exemplo disso, participa de feiras internacionais há muitos anos. Para colher os frutos é preciso plantar sementes”, explicou.
A presença em feiras e promoções similares faz parte da estratégia de governo do prefeito Aguilar Junior que visa cada vez mais expandir o turismo, visando trazer mais turistas de outras regiões do Brasil e exterior.
De acordo com Suckow, o público estrangeiro já é uma realidade em Caraguatatuba. “Atendemos muitos turistas da América Latina, Europa e Estados Unidos. A gestão tem essa visão, temos investido em divulgação, estrutura e capacitação. As empresas que compõem os serviços de turismo precisam caminhar também na mesma direção. Temos potencial para muito mais”, enfatizou.
Segundo a Coordenação-Geral de Promoção e Eventos da EMBRATUR, a projeção de retorno sobre o investimento na FITUR 2017 foi de mais de 130 vezes e a expectativa para 2018 é de resultados ainda melhores. “Ou seja, o Instituto investiu cerca de R$ 772 mil para a participação na feira e foram gerados mais de R$ 106 milhões em negócios para o País”, explica o coordenador da área, Diego Feijó.
Para a FITUR Madrid 2018, o objetivo foi promover os destinos turísticos brasileiros nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura e cultura, os mais procurados pelo turista espanhol. “Todos os gastos para essas exposições são comprovados por nota fiscal e auditados pelo tribunal de contas, além disso, essas feiras são chanceladas pelo Ministério do Turismo. As ações para o segmento de Turismo são muito abrangentes e exigem um espírito empreendedor. Queremos implementar novos negócios para a cidade, receber públicos diferenciados, então, temos que pensar a curto, médio e longo prazo”, finalizou Suckow.
Veja Também Recentes
Agentes Comunitários de Saúde de Caraguatatuba passam a ter adicional de insalubridade em cima salário-base
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Caraguatatuba passam a ter o adicional de insalubridade calculado sobre o salário-base. A mudança está prevista na Lei nº 2.821/2026, de autoria do Poder Executivo, que atualiza dispositivos da Lei Municipal nº 1.990, de 28 de novembro de 2011. Com a
Conferência de Saúde elege delegados e aprova propostas para o Plano Municipal de Saúde
A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguatatuba, realizada na última sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, aprovou 106 propostas que serão incluídas no Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. O encontro também definiu as diretrizes que representarão o município na etapa
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)
Caraguatatuba recebe workshop sobre navegação com especialistas e apoio da Marinha do Brasil
Um dos eventos planejado para agosto em Caraguatatuba é o Workshop de Navegação Porto do Rio 2026, marcado para o dia 8, com palestras sobre segurança no mar, meteorologia e preservação ambiental. A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-navegacao/3483921. As vagas são
Palestra sobre autismo e saúde bucal fortalece rede de apoio a pais atípicos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30/6), a palestra “O autismo e o cuidado com a saúde bucal” no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Ministrada pela cirurgiã-dentista Dra. Lucimara de Oliveira, a atividade forneceu orientação especializada e suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista