Pesquisar No Site
Último mutirão de mamografia do ano será neste sábado (16/12)
Último mutirão de mamografia do ano será neste sábado (16/12)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (09/12), mais um mutirão de mamografia, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Das 100 mulheres agendadas, 83 compareceram ao exame. O último mutirão do ano está agendado para o dia 16 de dezembro.

Fotos: Luis Gava
A faixa etária que mais buscou este serviço foi a de mulheres entre 50 a 59 anos de idade, sendo 30 pacientes. Também passaram pelo local, 24 mulheres entre 40 e 49 anos, 24 maior de 60 anos e cinco com menos de 40 anos.
Devido aos vários casos de ausência no dia do exame, a Secretaria de Saúde também atendeu 18 pessoas sem o encaminhamento, efetuando o encaixe na hora.
Após a realização do exame, caso seja detectada alguma alteração, a mulher receberá encaminhamentos para ultrassom de mama e mastologista. Quando o câncer é identificado, o tratamento é iniciado imediatamente para que a chance de cura seja maior. Todo o tratamento é custeado pela Prefeitura.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, as mulheres precisam priorizar seu bem estar. “A mulher tem que fazer todos os exames e tomar os cuidados necessários com sua saúde”, alertou.
O exame de mamografia é a principal forma de detectar o câncer de mama. Mulheres com mais de 40 anos ou que tenham histórico de pessoas que já tiveram câncer na família devem fazer o exame.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba ganha projeção internacional com Mundial de Sambo de Praia e Brasil conquista quatro medalhas
Caraguatatuba recebeu o Campeonato Mundial de Sambo de Praia no último fim de semana, dias 12 e 13 de setembro. A competição ocorreu na Arena Nacional Serramar Parque Shopping e reuniu mais de 250 atletas, integrantes de delegações e comissões de 19 países. A competição marcou a realização, pela primeira
Prefeitura de Caraguatatuba finaliza repavimentação da Rua Fernando Costa no Sumaré
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, concluiu a repavimentação da Rua Fernando Costa, no Sumaré. A rua permaneceu interditada entre os meses de julho e agosto para a execução da obra. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana desviou o tráfego de automóveis, caminhões
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital
Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão
Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Polícia Militar Ambiental resultou na emissão de 12 autos de infração por descarte irregular de resíduos e aterro clandestino, além do flagrante de um crime ambiental por manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro. A ação foi
Palhaça Bizuka ministra Vivência de Interpretação e Comicidade neste sábado no Auditório Maristela de Oliveira
A palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis, ministra neste sábado (5/9), das 9h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina prática “Vivência de Interpretação e Comicidade”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/mwecr5c2. A oficina propõe uma