Pesquisar No Site

Conheça as vencedoras do Prêmio Empresa Inclusiva 2017

Conheça as vencedoras do Prêmio Empresa Inclusiva 2017

Os vencedores do IV Concurso Empresa Inclusiva de Caraguatatuba deste ano foram: na categoria microempresa, o quiosque Balaio Caiçara; pequena empresa, Paideia Instituto Educacional e Cultural; e Serramar Shopping, na categoria grande empresa. A solenidade foi realizada na sexta-feira (1º/12), no Hotel Colônia da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), no bairro Porto Novo.

O concurso tem o objetivo de premiar empresas privadas que adotem padrões de acessibilidade no

espaço físico e que possibilitem a empregabilidade de pessoas com deficiência.

Conheça as vencedoras do Prêmio Empresa Inclusiva 2017 (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Os prêmios foram de R$8 mil na classificação micro e pequeno porte e de R$10 mil para grande porte. O Selo Empresa Inclusiva pode ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa.

A proprietária do quiosque Balaio Caiçara, Shananda Rafi, disse que ela e os colaboradores ficaram muito felizes com a conquista. “Quando nos colocamos no lugar do outro, ampliamos nossos horizontes. Assim foi conosco e agora queremos ir além e oferecer mais conforto e lazer, aos frequentadores com deficiência, além das rampas e banheiros acessíveis. Já estamos pensando num cardápio em Braille e aplicativos que facilitem a vida desses clientes. O valor recebido será investido em aperfeiçoar a inclusão do nosso estabelecimento”, declarou.

Este foi o segundo ano que a escola Paideia, no Centro, participou do concurso. Na avaliação da diretora mantenedora, Gislene Angélica Conceição, a conquista da certificação coroou o trabalho desenvolvido pela instituição.

“Temos duas unidades: uma no Sumaré e outra no Centro, que é nova e foi construída dentro dos princípios de acessibilidade. Continuamos a investir em adequações de acordo com orientações técnicas e o resultado nos deu muito orgulho. O prêmio será empregado para adaptações no prédio do Sumaré. Cada um deve fazer sua parte para transformar o mundo em um lugar inclusivo. Nós continuaremos nessa direção”, afirmou Gigi.

Este ano concorreram nove empresas na categoria microempresa (até nove funcionários), dez na categoria pequeno porte (10 a 49 funcionários) e duas na categoria grande porte (acima de 99 funcionários). Na categoria médio porte (50 a 99 empregados) houve apenas uma inscrição e, por este motivo, sua participação foi descartada.

Os participantes também assistiram palestra com o empresário Marcelo Pires, proprietário de um posto de gasolina em São Sebastião e da empresa Consolidar, que tem experiência bem sucedida em contratar pessoas com deficiência.

O prefeito Aguilar Júnior foi representado na cerimônia pelo vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Eugênio de Campos Júnior.

Critérios

As empresas participantes foram avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios foram julgados: Empregabilidade e Mercado de Trabalho e também Acessibilidade.

Na primeira área foram analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência; tipos e graus de deficiências; critérios para seleção; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; e valorização.

Na segunda, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu
Prefeitura executa obra para melhorar escoamento de águas pluviais em rua do Massaguaçu

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou esta semana a implantação de melhorias para a drenagem de águas pluviais na rua Itália Baffi, no bairro Massaguaçu, região Norte da cidade. As melhorias consistem na construção de uma caixa coletora de concreto, implantação de três tubos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/04/2024