Pesquisar No Site

Aguilar Junior anuncia novas equipes de PSF, pavimentação de ruas, obras, vagas em creches e um governo mais perto da população em 2018

Publicado em: 13/12/2017
Prestação de contas - Cláudio Gomes (2)
Aguilar Junior anuncia novas equipes de PSF, pavimentação de ruas, obras, vagas em creches e um governo mais perto da população em 2018

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na sessão da Câmara desta terça-feira para prestar contas do seu primeiro ano de gestão.

Ele esteve acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, e do vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Junior, além de diversos secretários municipais.

Aguilar Junior anuncia novas equipes de PSF, pavimentação de ruas, obras, vagas em creches e um governo mais perto da população em 2018 (Fotos: Luís Gava/PMC)

Foto: Luís Gava/PMC

A prestação de contas se faz necessária em respeito ao inciso VII do artigo 49 da Lei Orgânica Municipal (LOM), que determina a presença do Chefe do Executivo uma vez por ano, sempre na última sessão ordinária do Legislativo.

Um vídeo de 15 minutos foi apresentado para a plateia que lotava as dependências do Legislativo, bem como um informativo foi entregue apontando as principais ações do governo neste ano.

“2017 foi para arrumar a casa. 2018 será o ano de investimentos. Embora tenhamos implantado um governo humanizado, de ouvir a população, sinto que ainda devo estar mais próximo das pessoas”, disse o prefeito ao abrir seu discurso.

Na área da Saúde, Aguilar Junior anunciou que vai aumentar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Além disso, declarou que vai implantar o SIS (Sistema Integrado de Saúde) com informações dos pacientes em tempo real, que irá facilitar a marcação de consultas, liberação de exames, de medicamentos, entre outras ações.

Na pasta da Segurança, o prefeito anunciou a implantação de mais câmeras de monitoramento na cidade e a instalação de iluminação pública em todos os bairros. Na educação, com a entrega de duas novas creches, o anos de 2018 inicia com a demanda quase zerada de vagas. “Pegamos uma fila de 1,2 crianças e já reduzimos essa espera com a criação de mais de 500 vagas”.

Através de parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o prefeito anunciou que a cidade inicia em 2018 obras de drenagem na cidade. Outro destaque feito por ele foi o projeto de revitalização e enroncamento do Rio Juqueriquerê, que promoverá geração de renda e o fomento do turismo náutico.

Realização de concurso público, projeto para a nova Prefeitura, saneamento básico, pavimentação de ruas e obras de infraestrutura em todos os bairros também foram outros itens mencionados pelo prefeito.

2017

Aguilar Junior destacou alguns programas que foram sucesso em 2017, como a regularização fundiária, que propiciou a entrega de 1,2 mil títulos de propriedade para moradores da cidade. “É emocionante ver as pessoas receberem a escritura definitiva”.

Ele elencou também a retomada do Banco Municipal de Alimentos, a realização de cursos profissionalizantes através do Fundo Social de Solidariedade, a inauguração de uma Unidade do Conselho Tutelar na Região Sul, a implantação da coleta seletiva, bem como a contratação de uma empresa de limpeza pública.

Não deixou de citar a importância que o servidor público tem em sua gestão e falou de benefícios retomados, como o retorno da falta abonada e a carga suplementar para professores. “Realizamos o Plano de Amortização do CaraguaPrev, que é a aposentadoria do servidor. Colocamos em lei a obrigatoriedade de pelo menos 20% dos servidores efetivos em cargos comissionados. Não mediremos esforços para melhorar as condições do servidor, a mola mestra de uma administração”.

Aguilar Junior anuncia novas equipes de PSF, pavimentação de ruas, obras, vagas em creches e um governo mais perto da população em 2018 (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Foto: Cláudio Gomes/PMC

O prefeito disse não ter sido fácil trabalhar com um orçamento confeccionado pela gestão anterior. “Tenho certeza que 2018 será um ano de realizações, pois teremos um orçamento planejado por nossa equipe. Vem aí mais creches, escolas, uniformes, mais profissionais de saúde, mutirões, obras, cursos de qualificação, pavimentações. Começaremos o próximo ano com investimentos em todos os setores”, destaca.

Aguilar Junior finalizou a Prestação de Contas destacando que todas as obras deixadas por gestões anteriores serão entregues. “Nenhuma obra deixará de ser concluída. Tratamos com respeito o dinheiro público. Se há obras que ainda não foram finalizadas, é porque ou a empresa contratada abandonou ou a Justiça encontrou problemas”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024