Pesquisar No Site
Professores alfabetizadores concluem semestre letivo com Workshop do artista Carlo Cury
Professores alfabetizadores concluem semestre letivo com Workshop do artista Carlo Cury
Equipe do Apoio Pedagógico e professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (28/11) de Workshop com o artista plástico Carlo Cury, onde conheceram um pouco mais do processo de criação das cerâmicas que compõem a exposição Origens Nativos. O encontro ocorreu na Secretaria de Municipal de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá.
O tema Índios está na grade curricular dos alunos do 1º ano e como o artista e ceramista Carlo Cury conhece muito da cultura indígena, tanto caiçara quanto brasileira, foi convidado pela Secretaria de Educação para enriquecer a formação dos docentes.

Fotos: Cristiane Demarchi /PMC
Para as professoras do Apoio Pedagógico, Érika Miskolci e Soraia dos Reis Lima a reunião foi a melhor forma encontrada para finalizar o projeto desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2017.
“O Workshop complementou tudo que aprendemos sobre cerâmica, cultura indígena brasileira, este ano, e poderemos repassar aos novos alunos no ano que vem.”, disse Arlinda Rocha Pereira Martins, docente na EMEI/EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli, no bairro Rio do Ouro.
Já para o artista plástico Carlo Cury a proposta do trabalho com os docentes foi o de levar um pouco da vivência e tradição da arte da cerâmica indígena.
“Trabalhamos com argila e grafismos que representam animais com os quais as crianças estão acostumadas – peixes, tartarugas e aves. Assim os trabalhos desenvolvidos em sala de aula contemplaram não só a cultura indígena mas também o meio ambiente e sua preservação”, afirmou Cury.
Carlo Cury é formado em Arquitetura pela Faculdade Bela Artes de São Paulo, mas foi nas artes plásticas que construiu uma extensa produção. Atualmente, tem realizado pesquisas sobre cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus (arqueologia) e aldeias indígenas.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla
Prefeitura de Caraguatatuba faz plantão do Refis no feriado prolongado da Revolução de 1932
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) nos dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. Moradores
Oficina gratuita preparatória para prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem várias mulheres empreendedoras cuja história merece ser contada e inspirar outras mulheres. A Secretaria Municipal de Governo em parceria com o Sebrae São Jose dos Campos promove, nesta quarta-feira (20), a oficina “Trajetórias de Valor”, preparatória para o Prêmio Mulher de Negócios. O workshop, gratuito, será às 19h,
Caraguatatuba participa da 10ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial
O Arquivo Municipal Arino Santa’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove entre os dias 8 e 12/6 (segunda a sexta-feira) uma extensa programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa com convidados especiais, palestra e exibição de filmes, na sede do Arquivo, no Auditório Maristela de Oliveira e na Videoteca
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou 483 dos 971 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de abril. Outros 488 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 169 queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além