Pesquisar No Site

Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Publicado em: 22/11/2017
DSC_0109
Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22/11) com representantes de Ongs que tratam da proteção de animais do município.

Participaram do encontro Lígia Moammar, da Ong Anjo de Patas; Márcia Danese, da Cia das Patas; além do secretário de Saúde, Amauri Toledo; e a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entre os assuntos em pauta estavam os avanços em relação ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 2011 e que estabelece os deveres da administração em relação ao bem estar animal.

Pelo documento, a Prefeitura necessitaria realizar pelo menos 1,8 mil castrações de animais por ano. Em 2017, foram realizados 2,4 mil encaminhamentos, superando em 600 procedimentos.

Recolhimento de animais

Outro ponto abordado no encontro foi o fato de que, pelo TAC, a Prefeitura não pode recolher indiscriminadamente animais abandonados e nem superlotar o Centro de Controle de Zoonoses.

Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Fotos: Lucas Camargo/PMC

Para tentar atenuar o problema, a Prefeitura determinou que os casos de animais sem dono, em situação de urgência/emergência ou de risco a saúde pública, serão encaminhados para tratamento em clínicas conveniadas. A medida vale a pena para os animais apreendidos.

Aguilar Junior anunciou ainda a construção, para o início do ano, do novo Canil Municipal. O local será adequado a todas as legislações exigentes e visa o bem estar animal.

“São pontos importantes que precisamos debater com os técnicos e com as Ongs que participaram da confecção do TAC na Justiça. Passo a passo, vamos implementando ações para estabelecer políticas de atendimento aos animais”, explica o prefeito Aguilar Junior.

 

Moradores de rua

Na reunião, os técnicos e o prefeito também debateram a questão dos moradores de rua na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza atualmente a campanha “Não dê esmola, dê futuro”, porém nas abordagens feitas pela equipe de assistentes sociais, muitas pessoas que vivem nesta situação não querem o atendimento oferecido pela Casa Transitória Caminho da Luz por conta de não poder levar os animais de estimação.

Ficou acordado que a equipe técnica do CCZ e as Ongs farão um trabalho de conscientização junto aos moradores de rua para que os animais sejam chipados e castrados.

Além disso, a administração vai estabelecer na parceria, que o local de abrigo de moradores de rua tenha baias para que os animais sejam também acolhidos e supervisionados periodicamente pelos técnicos do CCZ.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC

A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às 16h Como homenagem pelo Dia das Mulheres, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição coletiva “Mulheres-Artistas Mulheres! Artistas!”. A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em conjunto com a Sabesp e a Colônia de Pescadores Z8, realizou uma vistoria na Praia do Camaroeiro na última quarta-feira (28). O objetivo foi investigar e coletar amostras de uma substância presente na faixa de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024
Caraguatatuba está com 214 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 217 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 217 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 17 de corretor de imóveis, 10 de consultor de vendas e seis de encanador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 11/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024