Pesquisar No Site

Caraguatatuba apresenta inovações no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte

Publicado em: 30/11/2017
DCIM100MEDIADJI_0076.JPG
Caraguatatuba apresenta inovações no Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte

Caraguatatuba é um dos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte que vem investindo em tecnologia na gestão pública para se tornar uma cidade digital e inteligente.

O prefeito Aguilar Júnior apresenta a gestores da região, na próxima terça-feira (5/12), em Ilhabela, as inovações da localidade durante o I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela.

O evento é gratuito para servidores públicos e visa contribuir com o planejamento em Tecnologia da Informação e Comunicação dos municípios por meio da troca de experiências. As inscrições podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br

O prefeito Aguilar Júnior destaca investimentos tecnológicos na segurança pública, com a recuperação de 16 câmeras que estavam desativadas.

Ele adianta que o sistema de monitoramento da cidade de 113 mil habitantes deve aumentar, já que está em processo de compra pela Prefeitura a aquisição de mais 30 equipamentos para a rede de vigilância e outras 20 câmeras OCR, que fazem a leitura automática das placas dos veículos e podem auxiliar no trabalho da polícia com o envio em tempo real de informações sobre irregularidades.

A modernização da iluminação pública é outra iniciativa em andamento. Por meio de uma parceria público-privada, além da troca por luminárias LED, o projeto envolve a adoção do sistema de telemetria para gerenciamento e controle do parque com a proposta de reduzir custos. Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é utilizar a rede para levar internet wi-fi aos moradores.

“A partir do momento que se investe em tecnologia o governo acaba economizando. Acredito que a tecnologia é mais importante para otimizar tempo e dinheiro”, avaliou Aguilar Júnior, ressaltando também a melhoria no atendimento à população.

 

Desenvolvimento local

Segundo o diretor da RCD, José Marinho, o Fórum de Cidades Digitais tem o objetivo de levar conhecimento a prefeitos, gestores e vereadores sobre a importância da tecnologia no processo de desenvolvimento dos pequenos e médios municípios.

Na pauta do encontro constam políticas públicas, modelos em andamento nas cidades e soluções de mercado. “Não existe outro caminho para dar eficiência aos serviços públicos se não pela tecnologia. O poder público precisa acompanhar os avanços, seja para gerar economia, aumentar a arrecadação e, principalmente, atender à demanda de uma população cada vez mais conectada”, observa Marinho.

O I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista tem o patrocínio ouro da Exati Tecnologia, prata da Panasonic e Teltex Tecnologia, além do apoio da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP).

 

Serviço:

I Fórum de Cidades Digitais do Litoral Norte Paulista

Ilhabela, 5 de dezembro (terça-feira)

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://forum.redecidadedigital.com.br/

Informações pelo (41)3015-6812 ou pelo forum@redecidadedigital.com.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira

Estabelecimentos interessados em participar do 3º Festival Geek Games têm até sexta-feira (19) para realizar as inscrições. O evento será realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. São disponibilizados até oito espaços destinados a lojas comerciais de produtos geek. Caso o número

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024