Pesquisar No Site
Aguilar Junior recebe “Medalha Amigo da Marinha” em São Sebastião
Aguilar Junior recebe “Medalha Amigo da Marinha” em São Sebastião

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
A Marinha do Brasil comemorou hoje o Dia Nacional do Amigo da Marinha com uma cerimônia realizada na Capitania dos Portos em São Sebastião.
Na oportunidade, foram agraciados com a medalha “Amigo da Marinha” 15 personalidades, entre elas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o servidor público da Seção de Patrimônio Imobiliário, Marcos Felipe de Souza.
Caraguatatuba realizou este ano o processo de doação de áreas públicas municipais à Marinha do Brasil, destinadas a construção de 32 unidades residenciais para cabos e sargentos da Capitania dos Portos de São Sebastião e instalação de uma patromoria, que é um local apropriado para atração das embarcações da Delegacia Fluvial.
A área destinada à construção da patromoria fica na praia da Tabatinga, Região Norte e a Vila Naval será construída no Pontal de Santa Marina.
“Me sinto honrado em receber a homenagem de uma instituição militar tão respeitada. A parceria com a Marinha do Brasil servirá para acolher militares e seus familiares e será um diferencial para que seus integrantes escolham Caraguatatuba como área de atuação”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Já o servidor público Marcos Felipe de Souza disse que sempre importante apoiar instituições. “Ainda mais quando se trata de Marinha do Brasil, que tem uma base muito forte na região. Estivemos no trabalho para acelerar o processo de doação da área que servirá para a futura Vila Naval”, destacou.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Segundo o Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Capitão de Fragata Luís Antonio Anídio Moreira, a presteza com que a Prefeitura atendeu a uma antiga solicitação da Capitania dos Portos estreita ainda mais os laços entre a Marinha e o município. “Ficamos felizes diante da sensibilidade do prefeito Aguilar Junior e por isso, somos muito gratos à Caraguatatuba”.
Estiveram presentes à cerimônia diversos secretários municipais de Caraguatatuba, bem como os vereadores Tato Aguilar, Aguinaldo Butiá, Fernando Cuiú, De Paula, Dênis Guerra
Honraria
A Medalha “Amigo da Marinha” foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba abre Campanha Agosto Lilás e reforça conscientização pelos 20 anos da Lei Maria da Penha
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última quarta-feira (5), a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, na Praça Cândido Mota, no Centro. Coordenada pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a ação reuniu representantes do poder público, entidades parceiras e sociedade civil em uma mobilização voltada à conscientização, prevenção
Projeto Colônia de Férias Inverno leva crianças e adolescentes do Residencial Getuba à Fundacc
As atividades do projeto Colônia de Férias realizadas na quinta-feira (23) para crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, foram desenvolvidas na sede Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), e no Polo Cultural Jac Costa, ambos, no Centro. Na sede, assistiram a
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas ao longo do mês de julho em Caraguatatuba resultaram em vistorias técnicas e fiscalizações de campo, notificações preliminares e autos de infração ambiental. As atividades integram o trabalho permanente de monitoramento, proteção e preservação dos recursos naturais do município. As operações são desenvolvidas pela
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar Administrativo
O curso de Auxiliar Administrativo formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria entre a