Pesquisar No Site
Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta

Livro sobre Clube XV de Caraguatatuba tem noite de autógrafos nesta sexta
A história do clube mais antigo de Caraguatatuba está registrada no livro “Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos”, de Justo Arouca, que será lançado durante noite de autógrafos, nesta sexta-feira (27), às 18h, no Auditório Maristela de Oliveira, à rua Santa Cruz, 365, no Centro.
Para ganhar um exemplar autografado é preciso levar um brinquedo de forma a contribuir com o Natal Solidário da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Com 83 anos de existência, o Clube XV de Novembro foi fundado em fevereiro de 1934 e passou por dias de glória e dificuldade. Fez história sendo o primeiro Clube Esportivo de Caraguatatuba.

Fotos: JC Curtis/ Fundacc
O livro conta toda a jornada do clube, desde a ideia para a sua criação, até a sua fundação com todos os relatos e documentos guardados pelo autor, Justo Arouca.
“Eu tenho os documentos do clube que guardo há muitos anos. Quando o clube fez 25 anos eu fiz uma revista, o Jubileu de Prata, para homenagear e guardei tudo desde então”.
Em relação a outros fatos, o livro conta também a história da travessia Ilhabela – Caraguatatuba, que no passado representou o maior evento da natação brasileira, sendo a primeira competição sulamericana de águas abertas e como foi realizado todo o planejamento da prova.
O autor, Justo Arouca, de 84 anos, filho de Benedito Zacarias Arouca, que foi prefeito de Caraguatatuba por dois mandatos, nasceu na cidade e com 16 anos foi convidado para ajudar na diretoria do clube recém-criado. “Joguei futebol no XV desde garoto, eu tenho uma vida inteira dedicada ao clube”.
Ele explica que seu objetivo é, além de homenagear e documentar a história do clube, mostrar para os jovens como era a vida em Caraguá na época. “Eu morei na Vila, vi todas as transformações dessa cidade, quero dar a dimensão aos jovens de tudo o que ela já passou”.
Justo ainda escreveu sobre Caraguá em diversas publicações, entre elas, um pequeno livro sobre a Catástrofe de 1967 e um livro sobre a história política da cidade.
Serviço
Noite de Autógrafo com Justo Arouca
Livro – Clube X – Sua Última Jogada – E Outros Fatos
Dia: 27 de outubro
Horário: 18h
Local: Auditório Maristela de Oliveira, Rua Santa Cruz, 365, Centro – Caraguatatuba
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de