Pesquisar No Site
Drone será utilizado em fiscalização contra focos de dengue em Caraguatatuba
Drone será utilizado em fiscalização contra focos de dengue em Caraguatatuba
Reforçando as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizará fiscalizações contra focos de dengue utilizando um drone (veículo aéreo não tripulado). O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Comunicação.
O objetivo é detectar criadouros do Aedes aegypti em casas de temporada, que ficam fechadas na maior parte do ano.
A primeira ação do projeto será realizada neste sábado (21/10), nos bairros Poiares e Tinga. Um funcionário da Secretaria de Comunicação vai manipular o drone e estará acompanhado de uma equipe de controle de dengue.
Caso ocorra a detecção de algum foco de dengue, o dono da casa receberá multa que varia entre R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil, de acordo com a legislação municipal.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Alexandra Facchni, o baixo número de casos da de dengue na cidade não pode acarretar em relaxamento.
“Temos que reforçar cada vez mais nossas ações de combate a essa doença, para que Caraguatatuba possa ser uma cidade livre da dengue. E isso só que consegue com muito trabalho e colaboração da população”, afirmou.
Segundo a secretária de Comunicação, Maria Luiza Baracat, a ação com o drone complementará o trabalho feito pela equipe de combate de dengue. “Sempre que os munícipes fizerem uma denúncia de foco do Aedes aegypti numa casa que fica constantemente fechada e sem moradores, entraremos em ação com o drone para fazer a detecção e multar o dono, até que ele elimine o criadouro”, disse a secretária.
Os munícipes podem realizar denuncias sobre foco de dengue para o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones 3887-6085 ou 3887-6888.
A medida será adotada em toda a cidade, a pedido do prefeito Aguilar Junior. “O combate à dengue é uma responsabilidade de todos, seja poder público, seja a população em geral. A conscientização é de fundamental importância para a redução dos índices”, ressalta.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês de agosto a campanha de Multivacinação 2026 com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue o tema nacional “Vacinar sempre foi muito Brasil”, que busca
Caraguatatuba concede reajuste de 15% em dois anos nos repasses às entidades parceiras da Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba concede, a partir de agosto de 2026, um novo reajuste nos repasses destinados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Secretaria de Assistência Social. Com o novo índice, o município acumula reajuste de 15% nos últimos dois anos — 10% concedidos em 2025 e mais
Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo
Os atletas com deficiência de Caraguatatuba, participantes do Programa Inclusão em Movimento, brilharam no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de agosto. O Meeting é um evento esportivo nacional criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
Operação Cata-Treco percorre 40 bairros de Caraguatatuba em agosto
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma nova fase da Operação Cata-Treco nesta segunda-feira, com atendimento previsto em 40 bairros para o mês de agosto. Até o dia 1º de setembro, as equipes devem percorrer localidades das regiões Sul, Centro e Norte para recolher móveis velhos,