Pesquisar No Site
Drone será utilizado em fiscalização contra focos de dengue em Caraguatatuba

Drone será utilizado em fiscalização contra focos de dengue em Caraguatatuba
Reforçando as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizará fiscalizações contra focos de dengue utilizando um drone (veículo aéreo não tripulado). O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Comunicação.
O objetivo é detectar criadouros do Aedes aegypti em casas de temporada, que ficam fechadas na maior parte do ano.
A primeira ação do projeto será realizada neste sábado (21/10), nos bairros Poiares e Tinga. Um funcionário da Secretaria de Comunicação vai manipular o drone e estará acompanhado de uma equipe de controle de dengue.
Caso ocorra a detecção de algum foco de dengue, o dono da casa receberá multa que varia entre R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil, de acordo com a legislação municipal.

Fotos: Claudio Gomes/PMC
De acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Alexandra Facchni, o baixo número de casos da de dengue na cidade não pode acarretar em relaxamento.
“Temos que reforçar cada vez mais nossas ações de combate a essa doença, para que Caraguatatuba possa ser uma cidade livre da dengue. E isso só que consegue com muito trabalho e colaboração da população”, afirmou.
Segundo a secretária de Comunicação, Maria Luiza Baracat, a ação com o drone complementará o trabalho feito pela equipe de combate de dengue. “Sempre que os munícipes fizerem uma denúncia de foco do Aedes aegypti numa casa que fica constantemente fechada e sem moradores, entraremos em ação com o drone para fazer a detecção e multar o dono, até que ele elimine o criadouro”, disse a secretária.
Os munícipes podem realizar denuncias sobre foco de dengue para o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones 3887-6085 ou 3887-6888.
A medida será adotada em toda a cidade, a pedido do prefeito Aguilar Junior. “O combate à dengue é uma responsabilidade de todos, seja poder público, seja a população em geral. A conscientização é de fundamental importância para a redução dos índices”, ressalta.
Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas