Pesquisar No Site
Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Fotos: JC Curtis/Fundacc
A Biblioteca Municipal “Afonso Schmidt”, de Caraguatatuba, inaugurou, nesta quarta-feira (26), o primeiro espaço acessível para uso os equipamentos de acessibilidade e tecnologia assistiva para deficientes, concedidos pelo programa “Acessibilidade em Bibliotecas” da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
O espaço é equipado com ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, computador, display braile e impressora braile.
A Biblioteca Municipal, que fica na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, foi uma das 18 do Estado de São Paulo, selecionada em 2016, para receber os equipamentos que fazem parte do programa.
Responsável pela biblioteca, Fabiana Crnkowise destacou a importância de receber esses equipamentos e que toda a equipe foi capacitada para atender os usuários. Segundo ela, a biblioteca tem cerca de 5 mil pessoas com cadastro ativo e quase 150 usam o espaço diariamente para empréstimo e devolução de livros e acesso à internet. “Com a Biblioteca Acessível o usuário poderá usar o computador por 40 minutos e se não tiver fila pode ficar mais tempo”, antecipou.

Fotos: JC Curtis/Fundacc
Na avaliação do secretário dos Diretos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, a Prefeitura e a Fundacc deram um salto na acessibilidade com a implantação do espaço de extrema importância na vida das pessoas com deficiência e para a inclusão.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, chamou a atenção para quem tem algum deficiente na família e sabe como é difícil para colocá-lo em acesso às redes sociais. “Hoje temos um teclado em brailes e vamos formar agentes multiplicadores para que possam atender todos que têm algum tipo de necessidade especial”.
Durante a inauguração da Biblioteca Acessível, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou que “este é mais um ponto do nosso jeito de governar, tratar o próximo com todo o carinho que me merece. Só quem vive o dia a dia do deficiente sabe como o trabalho é árduo”.
O deficiente visual Marcos Wellington de Souza, 26 anos, foi conhecer a biblioteca acessível e disse ter ficar muito feliz. “Há muito tempo esperava por um espaço assim. A prefeitura evolui e pensa nos deficientes, promovendo a inclusão para o desenvolvimento das pessoas que precisam”.
Para ele, será muito mais fácil para quem precisa mexer no computador, nos equipamentos, sem complicação alguma. “Eu nem sabia que existia impressora em braile. Essa biblioteca é uma inspiração para o deficiente ter a sua independência”.
Veja Também Recentes

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do