Pesquisar No Site

Atividade Delegada contribui com policiamento na cidade

Atividade Delegada (1)
Atividade Delegada contribui com policiamento na cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba tem investido na área da segurança para inibir a ação de bandidos, mesmo sendo uma responsabilidade do Governo do Estado.

Uma das medidas adotadas pela atual administração foi o aumento de 50% do efetivo policial da chamada Atividade Delegada (AD), quando o policial atua em momento de folga, mas custeado pela Prefeitura.

Com a decisão tomada, o resultado foi imediato. Segundo dados disponibilizados pela Polícia Militar, em setembro houve uma queda de 70% nos roubos de veículos e de 33% de roubos em geral.

Atualmente, a Atividade Delegada conta com um total de 24 policiais, 16 deles atuam em quatro viaturas em dois turnos, seis em bicicletas e dois a pé.

Atividade Delegada contribui com policiamento na cidade

Fotos: Luis Gava/PMC

Mais investimentos

No início do ano, a Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu recuperar 16 câmeras de monitoramento que estavam desativadas na cidade.

Além disso, já está em andamento o processo de licitação para aquisição de mais 30 câmeras que podem ter o seu posicionamento controlado à distância e outras 20 câmeras OCR, com capacidade para identificar letras, fisionomias e características veiculares.

Até o final do ano, a intenção do prefeito Aguilar Junior é dobrar o número de policiais, passando para um total de 40, atuando em toda a cidade, fora o efetivo da própria Polícia Militar, que deve aumentar também com a Operação Verão.

Além disso, já está no Plano Plurianual (PPA), que é o planejamento para os próximos anos, a implantação de uma Guarda Civil Municipal.

Para o comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), 1º tenente PM Luiz Fernando de Oliveira, a parceria entre Polícia Militar e Prefeitura é benéfica para a população e para os turistas. “A segurança da cidade é um objetivo de todos e esse trabalho em conjunto tem mostrado resultados positivos”.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, a Prefeitura está empenhada em aumentar a segurança da cidade. “Ampliar a Atividade Delegada e o monitoramento por meio de câmeras vai ser um grande passo. Queremos implantar no município o conceito de ‘muralha digital de segurança’, que consiste em instalar as câmeras nos locais chaves, de forma que sejam instrumentos eficazes para cercar a cidade, funcionando como apoio aos policiais”, explica o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

060e35c4-dbaa-46de-bafa-4aa79b58be71
Caraguatatuba recebe capacitação sobre doenças respiratórias e reforça Política Nacional de Atenção Básica

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caraguatatuba participaram, na terça-feira (18), de uma capacitação voltada à linha de cuidado da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A atividade foi promovida pelo Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XVII), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi realizado

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/03/2026
Paraytinga em Cena
Caraguatatuba recebe programação cultural do Circuito Sesc de Artes 2026 neste sábado

Caraguatatuba recebe neste sábado (11/4), das 16h às 20h, na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026, com diversas atrações artísticas gratuitas para o público de todas as idades. Neste ano, o programa chega à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º aniversário do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais
Atletas de Caraguatatuba conquistam excelentes resultados no BMX em competições nacionais

Os atletas de Caraguatatuba se destacaram nas competições nacionais de BMX realizadas no último fim de semana (21 e 22/3), na cidade de Indaiatuba (SP). No sábado (21), durante a Copa Penks Brasil BMX Series 2026, válida como final da pré-temporada e somatória de pontos para o ranking nacional, os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/03/2026
Guarda Civil Municipal prende indivíduo por tráfico de drogas no bairro Travessão
Guarda Civil Municipal prende indivíduo por tráfico de drogas no bairro Travessão

Na tarde de sábado (21), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, em patrulhamento preventivo na Rua João Lopes, no bairro Travessão, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, em contato com outro homem que se encontrava no interior de um veículo. Ao notar a aproximação da viatura, o suspeito

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/03/2026
CAPA- Lucas Katumata-5057
Caraguatatuba promove atividades no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou na terça-feira (31) uma programação voltada à conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), com atividades distribuídas em unidades básicas de saúde do município. As ações se estendem até o dia 10 de abril e incluem palestras, rodas de conversa e orientações a pais

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2026