Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Plano Diretor do Turismo a membros do Comtur
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Plano Diretor do Turismo a membros do Comtur
A Prefeitura de Caraguatatuba apresentou, nesta terça-feira (5/9), aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) o trabalho realizado para a elaboração do Plano Diretor de Turismo. O documento precisa estar pronto até abril de 2018, caso contrário, o município pode perder recursos e a classificação de estância.
O representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Bruno Tiveron, explicou que uma das idéias é trazer a Escola de Turismo para a cidade. “O objetivo é melhorar o atendimento junto àqueles que já trabalham no setor e, posteriormente, ser um dos requisitos para quem quiser atuar no mercado hoteleiro”, comenta.

Fotos: Divulgação
A presidente do Conselho, Sandra Abril, destacou que esse plano é de fundamental importância para o setor. “Fazer com que o empresário se adéque ao que diz a legislação será uma das prioridades. Com a proposta será possível ter um perfil mais real do turismo em Caraguatatuba”, disse.
Os membros dos Comtur, formado por representantes das Associações de Hotéis e Pousadas, Quiosqueiros e Comercial e Empresarial, além da Prefeitura, se comprometeram a ajudar no que for possível para melhor classificar o turismo no município. Na reunião também foi sugerido que se coloque algumas condições para a renovação do alvará como forma exigir a legalização e adequação.
O Plano
O Plano Diretor de Turismo tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da atividade turística em um determinado município. Para isso é necessário ter Pesquisa de Demanda, Inventário Turístico, Diagnóstico e Prognóstico.
Atualmente, 80% dos recursos liberados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) são destinados às Estâncias Turísticas e 20% aos Municípios de Interesse Turístico. Para este ano, Caraguatatuba deve receber aproximadamente R$ 4 milhões.
Fomentar junto ao empresariado local a importância de se cadastrar junto ao Ministério do Turismo, por meio do Cadastur, é outro item pontuado no ranqueamento com base nas leis 1.261/2015 que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e a 16.283/2016, que trata sobre o Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.
Veja Também Recentes
Neste sábado tem cinema itinerante no Festival BikeCine na Praça da Cultura
Caraguatatuba recebe neste sábado (15/11), a partir das 19h, na Praça da Cultura, no Centro, o Festival BikeCine, cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser emitido antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/2wd4e5sn. No BikeCine o público pode
Basquete Caraguatatuba vence em três categorias e segue firme nas competições estaduais
Mais um fim de semana de grandes resultados para o Basquete de Caraguatatuba. No sábado (1º), a equipe sub-17 garantiu vaga na final do Campeonato Metropolitano após uma excelente atuação no jogo de volta da semifinal, vencendo Caçapava por 71 a 35. O destaque da partida foi Pedrinho, cestinha com
Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguatatuba
Já pensou em um cinema totalmente movido a bicicletas? Esta é a proposta do BikeCine – um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, Caraguatatuba recebe pela primeira vez o projeto no dia 15/11 (sábado), na Praça
Basquete Feminino de Caraguatatuba vence e garante vaga na fase final
vitórias importantes pela Região 3 da Federação Paulista de Basquete, na terça-feira (28), e confirmou presença na fase decisiva do torneio. Os jogos ocorreram no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e contaram com grande apoio da torcida. A equipe venceu o São José Desportivo por 39 a 20 e
Atleta de Caraguatatuba é ouro no 3º Open Internacional Catarinense de Patinação em Camboriú (SC)
A atleta de Caraguatatuba, Sandra Emília Melocchi, foi um dos destaques do 3º Open Internacional Catarinense, em Camboriú (SC), na última semana. Sandra subiu ao pódio duas vezes ao conquistar uma medalha de ouro na categoria Show Individual, com uma performance vibrante inspirada no clássico “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney