Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Plano Diretor do Turismo a membros do Comtur

Publicado em: 06/09/2017
WhatsApp Image 2017-09-06 at 17.01.30
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Plano Diretor do Turismo a membros do Comtur

A Prefeitura de Caraguatatuba apresentou, nesta terça-feira (5/9), aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) o trabalho realizado para a elaboração do Plano Diretor de Turismo. O documento precisa estar pronto até abril de 2018, caso contrário, o município pode perder recursos e a classificação de estância.

O representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Bruno Tiveron, explicou que uma das idéias é trazer a Escola de Turismo para a cidade. “O objetivo é melhorar o atendimento junto àqueles que já trabalham no setor e, posteriormente, ser um dos requisitos para quem quiser atuar no mercado hoteleiro”, comenta.

Prefeitura de Caraguatatuba apresenta Plano Diretor do Turismo a membros do Comtur

Fotos: Divulgação

A presidente do Conselho, Sandra Abril, destacou que esse plano é de fundamental importância para o setor. “Fazer com que o empresário se adéque ao que diz a legislação será uma das prioridades. Com a proposta será possível ter um perfil mais real do turismo em Caraguatatuba”, disse.

Os membros dos Comtur, formado por representantes das Associações de Hotéis e Pousadas, Quiosqueiros e Comercial e Empresarial, além da Prefeitura, se comprometeram a ajudar no que for possível para melhor classificar o turismo no município.   Na reunião também foi sugerido que se coloque algumas condições para a renovação do alvará como forma exigir a legalização e adequação.

 

O Plano

O Plano Diretor de Turismo tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da atividade turística em um determinado município. Para isso é necessário ter Pesquisa de Demanda, Inventário Turístico, Diagnóstico e Prognóstico.

Atualmente, 80% dos recursos liberados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) são destinados às Estâncias Turísticas e 20% aos Municípios de Interesse Turístico. Para este ano, Caraguatatuba deve receber aproximadamente R$ 4 milhões.

Fomentar junto ao empresariado local a importância de se cadastrar junto ao Ministério do Turismo, por meio do Cadastur, é outro item pontuado no ranqueamento com base nas leis 1.261/2015 que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico e a 16.283/2016, que trata sobre o Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024