Pesquisar No Site

Palestra da jornalista Daniela Arbex recebe mais de 100 pessoas na Biblioteca de Caraguá

Publicado em: 01/09/2017
DSC_1239
Palestra da jornalista Daniela Arbex recebe mais de 100 pessoas na Biblioteca de Caraguá

Foram quase duas horas entre palestra e bate-papo da jornalista Daniela Arbex com um público de cerca de 100 pessoas reunidas na Biblioteca Afonso Schmidt, na noite de quarta-feira (30), onde ela teve a oportunidade de contar os bastidores do que foi escrever o livro -reportagem “Holocausto Brasileiro”.

Sua narrativa atraiu a atenção dos presentes, principalmente, por ser tratar de jornalismo investigativo que já rendeu mais de 300 livros vendidos e está em sua 19ª edição.

A história fala sobre o que foi o maior hospício do Brasil no século XX conhecido por “Colônia” que funcionou na cidade de Barbacena (MG) com capacidade para 200 internos e chegou a ter mais de 5 mil doentes, pessoas normais, homens, mulheres, crianças, todos esquecidos lá, vivendo em condições sub-humanas e tratados como bichos.

Palestra da jornalista Daniela Arbex recebe mais de 100 pessoas na Biblioteca de Caraguá

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Inicialmente produzida para o jornal que trabalha, Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, ela revela que foram quase dois anos para conseguir contar a história que checou o país e o mundo.

“Desde que soube desse caso, em 2009, fiquei atrás, até que a publicação de fotos chocantes, de Luiz Alfredo, na revista ‘O Cruzeiro’, completou 50 anos em 2011, Não teve mais jeito, tive autorização e fui atrás dos sobreviventes dessa história”.

Uma das lembranças dela foi de um paciente conhecido por Cabo, que foi levado para o hospício e nunca teria falado. Até que após anos falou algo e os funcionários ficaram surpresos indagando porque nunca tinha falado. ‘Uai, ninguém nunca me perguntou’, foi a resposta.

A estimativa é que mais de 60 mil pacientes morreram dentro dos muros, quase 1.900 cadáveres foram vendidos para 17 universidades brasileiras. Este triste capítulo na história brasileira também foi transformado em documentário produzido pela HBO e com co-direção da autora.

Por meio dessas palestras, Daniela quer despertar o gosto pela leitura, pela investigação, em especial para os jornalistas e futuros profissionais. “Eu nunca saio de um bate-papo da mesma forma que eu entrei, sempre aprendo algo”.

A jornalista, que já recebeu inúmeros prêmios, incluindo o americano Knight International Journalism Award, em 2010, e o IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009), explica que a experiência de escrever é dolorosa devido ao estudo em que o autor se dedica e ao mesmo tempo é prazerosa. “Esse abrir mão para viver a história do outro é maravilhoso”.

Além do livro ‘Holocausto Brasileiro’, Daniela Arbex escreveu o livro ‘Cova 312’ que mostra o período da Ditadura sob um novo ângulo e anunciou que o terceiro vem por aí, com previsão de lançamento para janeiro de 2018. “Mas não posso falar por conta de exclusividade com a editora. Só posso dizer que mexeu muito comigo”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura premia vencedores do concurso de fotografia no Dia do Observador de Aves
Prefeitura premia vencedores do concurso de fotografia no Dia do Observador de Aves

Caraguatatuba realizou pela primeira vez, na última quinta-feira (16), a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, uma data que agora integra oficialmente o calendário municipal. A abertura contou com a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Fotografia realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 17/05/2024
Defesa Civil alerta para fortes rajadas de vento em Caraguatatuba
Defesa Civil alerta para fortes rajadas de vento em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de fortes rajadas de vento nesta segunda-feira (13), em Caraguatatuba. Segundo a previsão, os ventos atingirão a área costeira entre Peruíbe-SP e Campos dos Goytacazes-RJ. São ventos de noroeste rodando para sudoeste, com intensidade até 65km/h.

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/05/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realça arborização urbana com mais de 100 plantios em abril
Prefeitura de Caraguatatuba realça arborização urbana com mais de 100 plantios em abril

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, intensificou os plantios em diversos pontos da cidade, alcançando mais de 100 mudas plantadas entre abril e início de maio. Os esforços fortalecem o projeto de arborização urbana, que tem como objetivo ampliar as áreas verdes

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 06/05/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Turmas da EJA das escolas municipais têm aula cultural no Teatro Mario Covas
Turmas da EJA das escolas municipais têm aula cultural no Teatro Mario Covas

Na última quinta-feira (9/5), as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira e EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, de Caraguatatuba, foram agraciadas com uma experiência cultural enriquecedora: uma visita ao Teatro Mario Covas para assistir ao espetáculo “Antropo100 – de Cascudo a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 10/05/2024