Pesquisar No Site
Caraguatatuba terá Comitê Municipal de Vigilância à Violência com rede de proteção às vítimas

Caraguatatuba terá Comitê Municipal de Vigilância à Violência com rede de proteção às vítimas
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assina no próximo dia 5 de outubro o decreto que cria o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), que terá grande papel no combate à violência no município, englobando serviços de atendimento oriundos de diversas secretarias municipais.
A intenção do órgão é levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
O Comitê será formado por 23 membros e terá representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
De acordo com o prefeito, o projeto criará uma rede de prevenção e atenção à violência intersetorial. “Precisamos acolher às vítimas de violência, sejam crianças, jovens, homens, mulheres e os idosos. Será uma espécie de rede de acolhimento”, explica.
A presidente do Comviv, Lídia Ferreira, afirmou que é preciso educar a população a prestar um atendimento humanizado voltado a vítima.
“A pessoa que sofre com isso não tem para onde ir, não tem a quem recorrer e o Comviv será implantado para evoluirmos nesse aspecto. Precisamos da participação efetiva de todos nesta luta”, falou.
Canais de denúncia
Além dos meios já oficiais de denúncias (Polícias Militar e Civil) e o atendimento direto realizado na Secretaria de Saúde, o Comitê contará também com uma página no facebook para alertar a população e para que a vítima possa fazer a denúncia in box aos responsáveis pelo programa.
Realizar denúncias de agressão ainda é um tabu na sociedade, segundo avalia a presidente do Comviv.
“É muito difícil fazer uma denúncia, principalmente quando se trata de uma criança ou uma mulher. Às vezes o agressor comete a violência de uma forma que ela passe despercebida”, ressaltou Lídia Ferreira.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Alunos do curso de Mecânica Automotiva Básica recebem certificado de conclusão
Os 27 alunos das duas primeiras turmas do curso de Mecânica Automotiva Básica, oferecido gratuitamente pela parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do programa Qualifica SP, receberam a certificação, na quarta-feira, após cumprirem as 80h/aula. Nessa

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das