Pesquisar No Site
Vigilância Sanitária promove palestra sobre boas práticas em tatuagem e body piercing
Vigilância Sanitária promove palestra sobre boas práticas em tatuagem e body piercing
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza uma palestra para tatuadores e aplicadores de body piercing, sobre aspectos legais e boas práticas nestas atividades. O evento acontece na próxima terça-feira (5/9), das 14h às 17h, na Videoteca Lúcio Braun.
A capacitação será ministrada pelo fiscal de saúde pública, Fernando Gonçalves, que falou sobre os riscos de contaminação em estúdios de tatuagem.
“Uma série de irregularidades nesses locais podem causar risco à saúde das pessoas. O uso de um material vencido ou fora dos padrões de segurança, falta de higienização de equipamentos, descarte irregular de material. Por isso esses profissionais precisam estar conscientizados”, afirmou.
De acordo com Gonçalves, a palestra abordará exigências da Portaria CVS 12/1999, que regulamenta a atividade de tatuadores e também a Lei Orgânica da Saúde 8.080/90. Serão discutidas as estruturas físicas dos estúdios, o uso de insumos e tintas, riscos de doenças, gerenciamento de resíduos, esterilização e cadastramento de clientes.
Este é o momento correto para a realização desse evento, como diz a coordenadora da Vigilância Sanitária, Margarete Soares. “Nos últimos anos ocorreu um aumento na oferta dos serviços de tatuadores. E nós consideramos isso algo de interesse em saúde, pois se tratam de procedimentos invasivos e que necessitam de cuidados. Contamos com a presença dos profissionais”, falou a coordenadora.
A Videoteca Lucio Braun, fica localizada atrás do MACC, na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes
Campeonato Paulista de BMX retorna a Caraguatatuba nos dias 26 e 27 de setembro
A 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX Racing tem nova data e será realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Caraguatatuba. A competição, que estava prevista para o último fim de semana, foi suspensa em razão das condições climáticas na região, com o objetivo de preservar a
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Pontos MIS estão com inscrições abertas para a oficina gratuita de Direção e Assistência de Direção Audiovisual, que será realizada no dia 2 de outubro (sexta-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro. A inscrição pode ser
Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta quinta-feira (17), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos
Coletivo Semeadores de Gaia promove Fórum de Cultura e Sustentabilidade de Caraguatatuba neste sábado
Neste sábado (26/9) o Polo Cultural “Jac Costa” recebe o 3º Fórum de Cultura e Sustentabilidade de Caraguatatuba, das 9h às 18h. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Realizado pelo Coletivo Semeadores de Gaia, o evento se tornou projeto de lei na Câmara Municipal