Pesquisar No Site
Servidores da Educação participam de palestra sobre álcool e drogas na Semana de Prevenção às Deficiências
Servidores da Educação participam de palestra sobre álcool e drogas na Semana de Prevenção às Deficiências
O médico Lucas Lomba e a enfermeira Clébia Pascoal dos Santos, que trabalham no ambulatório de Saúde Mental de Caraguatatuba, estiveram nessa quinta-feira (24), na Secretaria de Educação para palestra sobre álcool e drogas com funcionários de diversos setores. O evento faz parte da 5ª Semana de Prevenção às Deficiências.
A abordagem foi feita de modo a demonstrar como as drogas lícitas e ilícitas além da dependência causam incapacidade física, intelectual ou social.

Foto: Cristiane Demarchi/PMC
“O álcool é o grande responsável por acidentes no trânsito, afogamentos e violência em casa. Seu consumo frequente pode causar cirrose hepática e levar à morte. Já a maconha é a droga mais consumida no mundo e pode ser indutora de surtos de psicose e esquizofrenia. Assim como a cocaína e o crack”, explicou Lomba.
O clínico geral explicou ainda que a dependência química não tem cura, porém tem controle por meio de acompanhamento com psiquiatra, psicólogo, medicação e terapias alternativas.
A enfermeira destacou também o serviço de referência para dependentes químicos oferecidos pelo município por meio do ambulatório de Saúde Mental, no Indaiá. Atualmente este setor atende 150 pacientes. “São oferecidos os serviços de clínica, psiquiatria, psicoterapia individual e em grupo, além de oficinas com atividades diversas”, disse Glébia.
Outros 83 recebem assistência por meio do Programa de Saúde da Família. A palestra sobre álcool e drogas foi promovida pela equipe do setor de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.
Veja Também Recentes
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no bairro Casa Branca
Um homem foi preso na tarde de quarta-feira (18), no bairro Casa Branca, em Caraguatatuba, suspeito de tráfico de drogas. A ação foi realizada por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), durante patrulhamento na Rua Inês de Fátima. De acordo com os agentes, um indivíduo foi identificado em atitude suspeita
Fundo Social recebe 3ª Edição da Feira de Produtos Artesanais com mulheres empreendedoras nesta quarta-feira
Toda quarta-feira, o Fundo Social de Caraguatatuba recebe em sua sede várias mulheres artesãs empreendedoras, para exporem e comercializarem seus produtos. A 3ª edição do bazar será realizada nesta quarta-feira (8). No espaço, o público encontra uma variedade de artigos como produtos artesanais sem conservantes para rosto, corpo e cabelos,
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol chega às semifinais com duelos de alto nível
O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, segue movimentando os campos do município e já tem definidos os semifinalistas da edição 2026. Após a sequência da competição e a conclusão das quartas de final no último domingo (12), quatro equipes
Caraguatatuba realiza operação conjunta para fiscalizar reciclagem irregular e coibir receptação
A Prefeitura de Caraguatatuba participou, na quarta-feira (1º/4), de uma operação conjunta de fiscalização em depósitos de reciclagem e ferros-velhos em 11 locais do município. A ação foi desencadeada pela Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Urbanismo e diferentes órgãos públicos e concessionárias. Participaram da operação a Guarda Civil
Dia Mundial da Tuberculose: Caraguatatuba realiza ações com foco em diagnóstico precoce e busca ativa
Caraguatatuba iniciou uma mobilização em prol do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado na terça-feira (24), para ampliar o enfrentamento da doença. As ações seguem até dia 31 de março com foco na identificação precoce de casos e na orientação direta à população. Como estratégia, o município descentralizou as ações e