Pesquisar No Site
Professores participam de aula de cerâmica no ateliê do artista Carlo Cury
Professores participam de aula de cerâmica no ateliê do artista Carlo Cury
Hoje foi dia de aula prática para os professores alfabetizadores sobre a cultura indígena e caiçara, um dos temas da grade curricular dos alunos do 1º anos, da rede municipal de ensino.

Fotos: Lucas Camargo/PMC
Orientados pelo ceramista Carlo Cury, os professores estiveram na oficina do artista na Martim de Sá para aprenderem o processo de montagem de um colar indígena. A ideia é fazer o mesmo exercício em sala de aula com as crianças.
“A arte indígena é feita pelo coletivo, retrata o grupo e é de uma riqueza sem tamanho. Os animais e a vida cotidiana de cada tribo se transformam em variados tipos de cerâmica, por meio do olhar abstrato dos índios”, explicou Cury.
A professora Shirley Virgílio, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, elogiou a aula. “O encontro foi bem didático. Aprendemos desde como manusear a argila, dar forma até fazer os desenhos e a pintura. Na educação a gente tem que sempre reinventar o conteúdo para repassá-lo aos alunos. E a cada encontro com o Carlo, nos é dados novos meios de repassar a cultura e as técnicas indígenas em sala de aula”, ressaltou.

Fotos: Lucas Camargo/PMC
Para a professora Arlinda Martins, da EMEI/EMEF Profª Aída de Almeida Castro Grazioli, no Rio do Ouro, a formação continuada tem permitido aos docentes um contato com a arte de uma maneira mais ampla e profunda, que não houve durante o período de faculdade.
“A arte é importante em qualquer cultura. E ter a oportunidade de aprender sobre a cultura indígena e caiçara e as técnicas para transmití-las às crianças é muito gratificante. Assim aprender e repassar é muito mais prazerosa”, disse.
Veja Também Recentes
GCM amplia ações preventivas e mantém presença constante em bairros e espaços públicos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba mantém atuação diária e intensifica o patrulhamento preventivo em todas as regiões do município, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação da ordem pública. Ao longo do mês de julho de 2026, além de atender às ocorrências registradas pelos
Caraguatatuba recebe Mundial de Sambo de Praia e evidencia esporte de combate inédito no país
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, o Campeonato Mundial de Sambo de Praia, evento esportivo de luta realizado pela primeira vez no Brasil. A competição deve reunir atletas de mais de 30 países e faz parte do calendário da Federação Internacional de Sambo (FIAS). Na edição de
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba terminam curso de Excel Básico
Servidores públicos representantes de todas as secretarias municipais finalizaram o curso de Excel Básico na última quarta-feira (8/7), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá. A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a capacitação entre os dias 11 de
Audiência on-line do CaraguaPrev aborda Pró-Gestão governança investimentos e avaliação atuarial nesta quinta-feira
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove uma audiência pública on-line nesta quinta-feira (2/7), às 18h, com transmissão no site www.caraguaprev.sp.gov.br e pelo Canal do CaraguaPrev no YouTube (https://www.youtube.com/@caraguaprev). Entre os temas que serão abordados, estão a manutenção da certificação do CaraguaPrev no programa Pró-Gestão – RPPS
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as