Pesquisar No Site
Mais de 100 pessoas participação “Hora do Mamaço” em Caraguatatuba

Mais de 100 pessoas participação “Hora do Mamaço” em Caraguatatuba
Na luta pela conscientização da população sobre os benefícios da amamentação, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou a “Hora do Mamaço”, que contou com a participação de 150 pessoas no último sábado (05/08), na praça Cândido Mota.

Fotos: Luís Gava/PMC
Mesmo com chuva, muitas mães compareceram ao evento, que sorteou diversos carregadores de bebês e camisetas da campanha. A “Hora do Mamaço” faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano vai até o dia 8 de agosto.
A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar esteve na “Hora do Mamaço” e falou sobre a importância de difundir a conscientização sobre temas como este. “Tive o privilégio de amamentar minhas duas filhas e a Prefeitura está aqui para incentivar as mães. O começo da amamentação nem sempre é fácil, mas é gratificante. E também é importante que essas mães sejam multiplicadoras dessas ideias”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Claudia Tripac, o evento tem como objetivo incentivar o aleitamento materno. “A amamentação é importante para os bebês e para as mães e nosso dever é fazer a divulgação e apoiar esta ação”, disse.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, também compareceu ao evento e falou sobre a iniciativa. “Este é mais um ato de humanização da gestão Aguilar Junior, tentando fazer com que aumente o número de mães que amamentam seus filhos no mínimo até seis meses de idade. E que isso se estenda cada vez mais”.
A presença das mães na “Hora do Mamaço” foi de grande importância. Todas foram homenageadas pelo Coral da Secretaria de Educação. A mãe Janice de Oliveira falou sobre a ajuda que recebeu do Ceami durante a fase de amamentação. “Sou mãe de dois filhos. O mais novo só conhece o leite materno. Mas tive dificuldade de amamentar o mais velho, quando sai do hospital. Tive o apoio da Prefeitura através da equipe de Ceami. O aleitamento é muito importante, pois é uma ação de carinho, de contato com o bebê”, ressaltou.
Confira a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno nas UBSs
7 de agosto
UBS Tinga
13h: Palestra sobre aleitamento materno
UBS Perequê-Mirim
14h: Orientar os benefícios do aleitamento materno e cuidados com as mamas
8 de agosto
UBS Prequê-Mirim
9h e 11h: Importância do aleitamento materno
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de