Pesquisar No Site
Aguilar Junior implanta novo serviço de coleta seletiva no município

Aguilar Junior implanta novo serviço de coleta seletiva no município
A cidade de Caraguatatuba vai poder contar com um novo serviço de coleta seletiva que irá atender todo o município a partir da próxima semana. O lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira (23) em cerimônia que será realizada junto às cooperativas da cidade.
Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos neste novo sistema de gestão, que colocará Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente.
Hoje a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Marcel Giorgeti, isso significa que, do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado.
Além disso, conforme o secretário, todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação dos resíduos, o que encarece significativamente o serviço.
Giorgeti ressalta que com a inovação no serviço de coleta seletiva, os gastos com os serviços diminuirá drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.
Outro ponto importante destacado por ele é que, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reciclados.
Para o prefeito Aguilar Junior, além da questão ambiental e de limpeza pública, a medida vai reforçar os serviços dos cooperados, já que todo material coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar a triagem, aumentando a eficácia do trabalho. “Sem contar a geração de renda e emprego e, principalmente o fomento social”, destacou.
O prefeito ressalta ainda que o serviço será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.
Além da Coleta Seletiva, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados e atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, bem como adequação na legislação municipal.
Veja Também Recentes

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no