Pesquisar No Site
Workshop define problemas comuns de Meio Ambiente das cidades do Litoral Norte

Workshop define problemas comuns de Meio Ambiente das cidades do Litoral Norte
Caraguatatuba promoveu nesta quinta-feira (20), workshop para detalhar os problemas comuns enfrentados pelas quatro cidades do Litoral Norte, referente a questões ambientais.
O evento, uma iniciativa da JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, por meio do Governo do Estado, contou com representantes de todas as prefeituras da região, e, também, do município de Ilha Comprida, Litoral Sul do estado.

Workshop de Meio Ambiente (Foto: Claudio Gomes/PMC)
A intenção foi conhecer os detalhes dos problemas levantados por cada cidade e verificar a possibilidade de aplicar o conceito do Satoumi (que representa o ideal de convivência entre seres humanos e natureza), na região.
O conceito consiste basicamente em um modelo ideal de sociedade sustentável, com o desenvolvimento de projetos voltados a integração de todo sistema.
Para isso, durante o encontro, as cidades apresentaram resumidamente as dificuldades encontradas, concluído que as questões relativas a destinação de resíduos, coleta seletiva e educação ambiental, são ineficientes e amadoras, acarretando ainda custo alto para os municípios.
De acordo com Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, somente Caraguatatuba transborda cerca de 1,5 tonelada de resíduos todos os meses para o aterro sanitário de Jambeiro. “Esta é uma realidade de todo o litoral, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação do lixo”, ressaltou.
Ainda de acordo com ele, outro agravante, é a coleta seletiva que, considerando a particularidade de cada cidade, todas tem uma realidade amadora. “Hoje do lixo coletado em Caraguatatuba, 31% é reciclável, contudo, deste percentual apenas 2% é reciclado efetivamente”, esclareceu.

Workshop de Meio Ambiente (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Para o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Leandro Saadi, com essa realidade comum, o ideal é investir na educação ambiental implementando projetos que envolvam toda a sociedade.
O representante do governo do Estado, Antonio de Pádua Chagas, responsável pela interface com a Jica, esclareceu que a partir de agora, com o diagnóstico dos problemas comuns das cidades, a Agência irá compilar todos os dados e elaborar um programa que possa ser aplicado em toda região.
Segundo ele, até a próxima terça-feira (25) todos os dados serão enviados para análises no Japão e posteriormente será apresentado aos municípios um prognóstico para avaliação.
A intenção, conforme ele, é incentivar um trabalho integrado na região, por meio de convênio, intercâmbios profissionais e serviços, sobre tecnologia avançada nas questões voltadas para os resíduos e qualidade da água.
O vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, cap. Campos Junior, representou o prefeito Aguilar Junior durante o encontro.
Veja Também Recentes

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Kits para Corrida de Aniversário da Cidade são entregues a competidores
A sede do Fundo Social de Caraguatatuba ficou lotada na manhã desta quinta-feira (17), para a entrega dos kits da Corrida de Aniversário da Cidade. Mais de mil corredores estão confirmados para a edição de 2025. A lista completa de inscritos está disponível no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba