Pesquisar No Site
Sepedi promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa

Sepedi promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa
Profissionais da área de saúde, representantes do Conselho Municipal do Idoso e da sociedade civil se reuniram na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso para conversarem sobre a violência contra o idoso e o papel das instituições para combatê-la.
A psicóloga Jaquelina Teixeira da Silva explicou que são várias as formas de agressão contra esse segmento: maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência e restrição de liberdade.

Sepedi promove discussão sobre violência contra a pessoa idosa (Foto: Gustavo Grunewald/PMC)
“De acordo com o Disque 100 (serviço gratuito de denúncias por telefone da secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República), filhos e netos são os principais agressores de idosos. Principalmente porque estes dependem financeiramente dos mais velhos e sua aposentadoria, infelizmente”, ressaltou Jaquelina.
Já a procuradora do município, Maíra Veneziani da Silva Cabral, abordou o Estatuto do Idoso, Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho) foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),

Caraguatatuba conclui curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos com 71 participantes
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba realizou o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos na manhã de terça-feira (24), no salão Monteiro Lobato, na sede da Secretaria Municipal de Educação, e reuniu 71 participantes. Trata-se de um aumento considerável de participantes em relação à última edição, que

Conselho Municipal de Segurança Alimentar elege representantes da sociedade civil
A população elegeu os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba para o Biênio 2025/2027 na última sexta-feira (6/6) em eleição realizada na sede da Casa dos Conselhos, no bairro Jardim Aruan. Os novos membros eleitos do COMSEA integram diversas entidades

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população