Pesquisar No Site
Fundacc abre inscrições para exposição de artesanato no 20° Festival do Camarão

Fundacc abre inscrições para exposição de artesanato no 20° Festival do Camarão
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – está com inscrições abertas para artesãos interessados em expor seus produtos na Tenda das Artes durante o 20º Festival do Camarão que será realizado entre os dias 12 e 16 de julho. São 30 vagas para profissionais que trabalham com o artesanato identitário. O edital está publicado no link http://www.fundacc.sp.gov.br/20-festival-do-camarao-regulamento-de-artesanato-identitario-tenda-das-artes/.

Fundacc abre inscrições para exposição de artesanato no 20° Festival do Camarão (Fotos: Divulgação)
As inscrições devem ser entregues na sede da fundação, à Rua Santa Cruz, 396, Centro de Caraguatatuba, até o dia 27 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h. É necessário levar a ficha de inscrição, fotos do produto a ser exposto e comercializado, cópias do RG, CPF e comprovante de residência do artesão;
A comissão avaliadora ressalta que este é um festival de cultura tradicional, por isso, os produtos das inscrições serão avaliados pela ótica da Cultura Tradicional Caiçara, contemplando produtos inspirados na Mata Atlântica, no universo do homem caiçara e no mar.
“Não é qualquer produto que poderá ser exposto ou comercializado. Não será somente o produto que conta no momento da avaliação, mas também a forma de produzi-lo, a relação com o local de origem, o material utilizado, a forma como foi aprendida a técnica”, destaca o material do edital.
Ainda de acordo com a publicação, peças criadas e produzidas por meio de oficinas de artesanato, em cursos, “programas de resgate”, programas oficiais, programas de televisão, por revistas etc., não são considerados de tradição. Inscrições com esse teor serão reprovadas”.
Importante destacar que o recebimento da inscrição não garante a participação. A comissão também avaliará os trabalhos dos artesãos inscritos e comunicará até o dia 30 de junho a lista dos artesanatos aprovados.
No total, serão cinco estandes para o artesanato identitário, sendo que cada um comportará até três mesas, oferecidas pela Fundacc, para atender até seis artesãos.
O critério para efetivação das participações na Tenda das Artes segue a ordem do artesanato que mais estiver no perfil da proposta do 20° Festival do Camarão; de entrada das inscrições e o número de vagas.
O 20°Festival do Camarão é uma realização da Fundacc e da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro. O evento visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial, arraigado à vida pesqueira dos caiçaras de Caraguatatuba.
Criado em 1998, com o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro, após o período de defeso; o Festival do Camarão, hoje, reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais, de registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.
Ele é considerado um dos mais importantes do calendário municipal, atraindo munícipes e turistas para a degustação de pratos à base de camarão e, principalmente, para prestigiar a programação cultural que inclui a corrida de canoa caiçara; a casa do caiçara; a casa da farinha; a demonstração do Caraguatá e seu xarope; o feitio das redes de pesca artesanal; a exposição de artesanato identitário, na Tenda das Artes e exposição audiovisual dos patrimônios imateriais do município, além de apresentações de grupos artísticos e tradicionais da região.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Caraguatatuba tem palestras, debates e apresentações culturais
Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (11), a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, a abertura do evento ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no Indaiá,

Limpeza urbana ganha reforço em vários bairros de Caraguatatuba no início de agosto
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba começa o mês de agosto com a zeladoria dos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Travessão, Rio Claro, Barranco Alto, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Indaiá, Jardim Jaqueira, Ponte Seca, Jaraguazinho, Serraria (estrada), Cidade Jardim, Casa Branca, Jetuba, Capricórnio, Delfim Verde, Jardim do Sol

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes