Pesquisar No Site
Caraguatatuba lança o maior programa de regularização da região
Caraguatatuba lança o maior programa de regularização da região
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, lançou na tarde desta sexta-feira (30), durante coletiva de imprensa, o maior programa de regularização que a cidade já teve, o “Regulariza Caraguatatuba”.
O projeto, considerado um dos maiores programas de regularização da cidade, contemplará a regularização Fundiária, do Comércio, Tributos, Ambulantes, Quiosques e Obras.

Primeira fase começa na segunda-feira com parcelamento de débitos de tributos em até 24 vezes (Fotos: Luís Gava/PMC)
A campanha que será dividida em etapas tem início com a Anistia de Tributos, com início imediato, com prazo de 1 a 31 de julho. Para facilitar o atendimento o contribuinte deve procurar o setor de Dívida Ativa no Paço Municipal, com a identificação do imóvel e/ou número de inscrição, acompanhado de cópia de RG e CPF, além de requerimento preenchido no local solicitando o benefício.
Em relação aos Tributos, de acordo com o prefeito, a novidade é o parcelamento que poderá ser feito em 24 vezes para o IPTU e, 6 vezes nos valores dos honorários advocatícios (sucumbência), que em anos anteriores, só podia ser pago em parcela única. Hoje, o valor estimado pela Dívida Ativa do município.
Vale destacar que os descontos em juros e multas são de forma escalonada conforme número de parcelas. Caso o contribuinte queira pagar à vista, o desconto é de 100%; até 3 parcelas – 90%; até 6 parcelas – 80%; até 12 parcelas – 60%; e até 24 parcelas – 40%.
Fundiária

Primeira fase começa na segunda-feira com parcelamento de débitos de tributos em até 24 vezes (Fotos: Luís Gava/PMC)
A regularização fundiária, em andamento, já beneficiou mais de três mil famílias. Com a regularização, o proprietário terá a titularidade do imóvel, além dos direitos à água e luz, bem como outros serviços públicos.
Em resumo, segundo o prefeito, o morador que tem seu imóvel em regime de posse, passará a ter uma escritura definitiva, proporcionando segurança jurídica, valorização do imóvel e mais qualidade de vida.
Vale ressaltar que a prefeitura também está disponibilizando a planta popular tanto para a regularização como para novas obras, ou seja, quem pretende construir uma casa e atender aos critérios exigidos, é só procurar a secretaria de Urbanismo.
Comércio
Já a regularização do Comércio, Aguilar Junior explica que esta é mais uma ação inovadora e pioneira da sua gestão. Segundo ele, cerca de 80% dos comércios da cidade estão em situação irregular. Desta forma, antes de aplicar qualquer sanção, o prefeito entende que é imprescindível algumas ações que possibilitem ao contribuinte a regularização do seu estabelecimento.
“A administração Aguilar Junior tem como premissa humanizar o tratamento a toda população, dando-lhes oportunidades de estarem em dia com suas obrigações. As pessoas querem pagar seus impostos, contudo, a atual situação econômica e financeira do país, não tem contribuindo para isso”, justificou o prefeito.

Primeira fase começa na segunda-feira com parcelamento de débitos de tributos em até 24 vezes (Fotos: Luís Gava/PMC)
Para isso, o prefeito destaca que esta é uma grande oportunidade de regularização e que vai atingir também diversos segmentos, beneficiando toda a população. O programa, conforme ele, está dividido em etapas, contudo, devido à legislação alguns terão prazos fixos.
O “Regulariza Caraguatatuba” é uma ação pioneira e vai chegar a casa de cada munícipe. A campanha além de divulgada em escala nas mídias regionais, contará também com uma van envelopada (adesivada) com a proposta do programa, que irá visitar todos os bairros levando informação a população.
Todas as informações do projeto também estarão disponíveis no site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br ou nas respectivas secretarias.
Veja Também Recentes
Abertura das inscrições para eleição do COMAS 2026/2028 começa nesta quinta-feira (16)
O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Caraguatatuba abre, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o processo eleitoral que deve definir os representantes da sociedade civil para a gestão 2026/2028. O período de inscrições segue até o dia 31 de julho e é regulamentado pela resolução nº 012/2026, aprovada
Inscrições do Concurso Público do CaraguaPrev iniciam na próxima segunda-feira
As inscrições do Concurso Público nº 01/2026 para o preenchimento de sete cargos de ensino fundamental, médio, técnico e superior do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) começam na próxima segunda-feira (17/8), às 10h, no site www.vunesp.com.br. Os salários variam de R$ 1.706,94 a R$ 7.104,30. As taxas
Caraguatatuba recebe competição de Hyrox pela primeira vez no Litoral Norte
Neste sábado (1º), das 8h às 21h, Caraguatatuba será palco, pela primeira vez no Litoral Norte, de uma etapa da Hyper Fitness Racing, competição que reúne corrida e exercícios funcionais em um dos formatos esportivos que mais crescem no mundo: o Hyrox. O evento será realizado na Praça da Cultura,
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar Administrativo
O curso de Auxiliar Administrativo formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria entre a
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais aprovados do Concurso de 2023 para área da Educação
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais três aprovados de duas funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar nas próximas quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira (12, 13 e 14/8), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão