Pesquisar No Site

Aguilar Junior pede Unidade de Quimioterapia durante reunião da RMVale

Publicado em: 08/06/2017
DSC_7162
Aguilar Junior pede Unidade de Quimioterapia durante reunião da RMVale

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, solicitou na manhã desta quinta-feira (8) durante a reunião do Conselho Deliberativo da RMVale, que o órgão tenha como cobrança prioritária ao Governo do Estado a construção de uma Unidade de Quimioterapia e Radioterapia no Litoral Norte.

O pedido do prefeito é que a base seja implantada ao lado do Hospital Regional, que está em andamento. Segundo ele, caso seja possível, o Estado pode fazer um aditamento na obra para atender a solicitação.

Hoje, de acordo com Aguilar Junior, a referência é o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí.  Porém, há casos de tratamentos que são feitos em cidades distantes 800 km.

“Submeter os pacientes que já estão debilitados a uma viagem longa é incompreensível e desumano, causando até mesmo outros danos à saúde. A ideia que propusemos ao Estado é ter um prédio anexo ao Hospital Regional, já que existe área pra isso. Nosso objetivo é concentrar os serviços de quimioterapia e radioterapia em Caraguatatuba e dar conforto aos pacientes e familiares da cidade e da região”, disse o prefeito.

Aguilar Junior pede Unidade de Quimioterapia durante reunião da RMVale

Aguilar Junior pede Unidade de Quimioterapia durante reunião da RMVale (Fotos: Luis Gava/PMC)

A proposta da unidade quimioterápica regional foi destacada também pelo prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório.  “Vamos lutar juntos por esta causa. Apoio incondicionalmente a solicitação do prefeito Aguilar Junior”, reforçou.

Em janeiro deste ano, uma equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde esteve em Caraguatatuba para vistoriar as obras do Hospital Regional e sinalizou positivamente para a construção da Unidade de Quimioterapia.

“Temos uma demanda grande de pacientes que acabam se deslocando para outras cidades. A proposta é centralizar todos os serviços”, disse à época o coordenador do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Saúde do Estado de São Paulo, Ricardo Tardelli.

As cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião) fazem parte da Sub-Região 5 da RMVale e contam hoje com uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo que na temporada este número triplica, podendo chegar a mais de 8 milhões.

Outros pedidos

Na pauta de Caraguatatuba, o prefeito ainda tratou de assuntos como a exigência da contratação de mão de obra local pelos empreendimentos do Estado (Nova Serra, Contorno e Hospital Regional); aterro regional de lixo, anunciando que a área no Pau D’Alho já está licenciada; municipalização da SP-55, esclarecendo que só irá assumir caso seja totalmente recapeada pelo Estado; sobre a rodovia dos Tamoios no que diz respeito ao limite de velocidade; saneamento básico e verbas do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias).

Todas as solicitações feitas pelos prefeitos serão levadas ao governador Geraldo Alckmin, em reunião que será agendada em breve.

A RMVale é presidida pelo prefeito de Campos de Jordão, Fred Guidonni, tendo como vice o prefeito de Paraibuna, Victor de Cássio Miranda.  As cidades de Ubatuba e São Sebastião foram representadas pelo superintendente de Gestão Administrativa, Sizenando Cristo, e Luz Marina, secretária da Fazenda, respectivamente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024