Pesquisar No Site

Fundacc apresenta espetáculo inédito da vida de Santo Antonio na Festa do Padroeiro

Publicado em: 29/05/2017
WhatsApp Image 2017-05-29 at 11.55.43
Fundacc apresenta espetáculo inédito da vida de Santo Antonio na Festa do Padroeiro

Pela primeira vez a vida de Santo Antonio será encenada durante a Festa do Padroeiro de Caraguatatuba. A peça, ‘De Fernando a Santo’, é produzida pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Os ensaios são realizados há pouco mais de um mês e a apresentação será no dia 13 de junho, data em que se comemora o dia de Santo Antonio.

O coordenador de Teatro da Fundacc, Heron Carrillo, é diretor e autor da peça e conta que a ideia surgiu logo após a encenação da Paixão de Cristo, em abril passado, durante uma conversa com a presidente da fundação, Silmara Mattiazzo.

Quatro atores do Coletivo de Teatro Saturnália se apresentarão na Praça Dr. Cândido Motta (Coreto), em frente à Igreja Matriz, onde é realizada 164ª edição da Festa de Santo Antonio. O espetáculo está marcado para as 18h, tem cerca de 30 minutos e envolve interpretação, canto e mudanças de personagens ao longo das cenas, o que garante a satisfação do público. O elenco é composto por Matheus Souza, Bruna Guimarães, Luana Fida e Jaqueline Pires.

Heron Carrillo, também responsável pela adaptação de obras como “Dona Baratinha” e “Mentira Cabeluda”, explica que a presidente Silmara queria que fosse feita uma peça sobre a vida do padroeiro, que seria algo legal de estar na programação. “A partir daí, por meio de um trabalho de pesquisa, tanto com entidades católicas, quanto com o Arquivo Público de Caraguá, eu montei a dramaturgia em forma de teatro de rua, para que ela seja apresentada de forma dinâmica e rápida”.

O diretor também revela que ele mesmo não sabia de algumas das coisas que pesquisou sobre o santo.  “Tanto eu, quanto o grupo não sabíamos sobre vários fatos do Santo, então, é importante que isso seja apresentado e as pessoas também entendam a relevância que o padroeiro da cidade tem”.

Mais atrações

De 25/5 até 18/6, período que é realizada a 164ª Festa de Santo Antônio, a Fundacc completa a programação com diversas atividades culturais.

A programação musical começa com o projeto “Prata da Casa”, que contempla bandas e músicos caiçaras, novos ou não no ramo. Wander Peixoto e a Orquestra de violas “Estrela de Ouro” serão as atrações do projeto. Além deles, a festa conta com shows da dupla Taty e Vitor, Tribo Caiçara, Simplicidade S.A. e Sabrina Cella Trio. As atrações vão de samba a pop sertanejo e até MPB. As datas podem ser conferidas na programação da festa, disponível abaixo.

Na parte cultural folclórica, a Fundacc apresenta, no dia 10/6, das 16h às 18h, a Cia. de Moçambique, formada por alunos das oficinas culturais. Em seu show, eles demonstram, além de Moçambique, Maculelê e um pouco de Puxada de Rede. No dia seguinte, o Grupo Folia de Reis fará a alegria do público presente na Praça do Coreto, também no mesmo horário.

A Festa de Santo Antonio é organizada pela Paróquia de Santo Antonio e conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba (PMC), por meio da Fundacc e comércio regional. A programação completa pode ser vista no site da PMC (www.caraguatatuba.sp.gov.br).

 

Programação 164ª Festa de Santo Antônio (Fundacc)

Dia 2/6, sexta – Wander Peixoto e convidado (MPB)

Dia 9/6, sexta – Orquestra de viola “Estrela de Ouro”

Dia 10/6, sábado – Cia. de Moçambique (Fundacc)

Dia 11/6, domingo – Grupo Folia de Reis

Dia 13/6, terça-feira – De Fernando a Santo”, com o grupo teatral Saturnália

Dia 16/6, sexta-feira – Taty e Vitor (pop sertanejo)

Dia 17/6, sábado – Tribo Caiçara (forró)

Dia 23/6, sexta-feira – Simplicidade S.A. (samba)

Dia 24/6, sábado – Sabrina Cella Trio (sertanejo)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024