Pesquisar No Site

Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura

Publicado em: 26/05/2017
DSC_5075 CDP
Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura

Beca e chinelo, orgulho e emoção. Esses foram os ingredientes que marcaram a formatura de 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, na manhã desta quinta-feira (25), no Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania (PET), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade.

Os detentos receberam o diploma após fazerem apresentação especial de teatro e canto e coral para os parentes presentes. Eles foram orientados por professores e coordenadores da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), Prefeitura de Caraguatatuba, Pastoral Carcerária e Igreja Universal, entre outros.

Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura

Emoção marca apresentação de teatro e canto de detentos do CDP durante formatura (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Lucas Silveira tem 22 anos e está preso a dois anos e três meses. Ele fez questão de participar do coral e do teatro, sempre com o violão na mão. “Aprendi a tocar aos 11 anos, de ouvido. A escola serve para a gente ocupar a mente e mostrar o que temos de melhor”, disse o rapaz que tem 30 louvores escritos e sonha e gravar um CD evangélico. “Já tenho propostas e vou em busca deste sonho que me foi revelado”.

O jovem é de Bauru, no interior paulista, e conta que foi preso em Ubatuba quando estava em uma excursão. “Era usuário e a polícia me pegou com maconha e pinos de cocaína. Hoje penso na minha vida, na minha família, no que perdi e no que posso ser quando sair daqui”.

Com lágrimas nos olhos, Simone de Morais, 43 anos, chora ao ver o filho Felipe Wagner, 25 anos, de beca e com um diploma na mão. “A última vez foi quando ele tinha seis anos, na formatura do pré”, relata e acrescenta que foi uma emoção vê-lo no teatro e com novas perspectivas de vida.

As mudanças são confirmadas pelo jovem que foi preso em janeiro de 2016, em Caraguá, também por drogas, e só quer voltar para os braços de sua família, de seu filho que hoje tem seis anos. “Essa oportunidade de voltar aos estudos é um recomeço espiritual e carnal, estar no palco serve para reflexão diz o jovem que foi condenado há cinco anos, mas tem sonha em sair em maio de 2018 com redução da pena.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com o CDP e adianta que vem mais por aí. “Vamos trazer mais atividades para culturais para essa população que precisa de assistência e carinho”.

 

Quem também sonha com essa parceria é o diretor da Unidade Prisional, Renato Benetti, até côo forma de ajudar na redução da pena dos detentos que trabalham e estudam.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024