Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul
A Prefeitura de Caraguatatuba está apresentando, o projeto do viveiro municipal “Pedro Gonçalves Leite”, ao programa Município Verde Azul (PMVA) , como instalação modelo de sustentabilidade.

Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul (Fotos: Márcia de Paula/PMC)
O PMVA é um programa do governo do Estado de São Paulo que estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
No próximo dia 19, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) apresentará um primeiro relatório ao PMVA, que comprova que o viveiro atende as 10 diretivas exigidas e que abrangem os seguintes temas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Já para os meses de agosto e novembro, está programado o envio de novos relatórios que deverão comprovar a eficácia das ações adotadas por Caraguatatuba. Em dezembro, após a avaliação dos documentos, a PMVA divulgará o “ranking ambiental dos municípios paulistas”. A participação das cidades no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).
O Viveiro
Inaugurado oficialmente em dezembro de 2011, o viveiro municipal fica no bairro do Tinga. O prédio possui uma série de critérios ambientais, tais como captação de água de chuva, aproveitamento de luz e ventilação com janelas amplas e claras, coleta seletiva de resíduos, uso de madeira de reflorestamento no pergolado, além de ser adaptado com questões de acessibilidade (banheiros, rampas e calçadas).
As atividades têm como objetivo, reunir, organizar e cultivar as mudas florestais nativas entregues pelos munícipes à prefeitura, oriundas das autorizações de cortes de árvores. Elas são utilizadas no enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, de educação ambiental, e de recomposição de matas ciliares.

Caraguatatuba participa do Programa Município Verde Azul (Fotos: Márcia de Paula/PMC)
O viveiro também recebe resíduos de poda urbana triturados, utilizados na compostagem. Com a reforma recente, foram criados novos canteiros para as mudas, um espaço para cultivo de plantas medicinais, um centro de educação ambiental e um auditório para atender as escolas municipais, estaduais, universidades e população.
O local recebeu este nome, “Pedro Gonçalves Leite” em homenagem ao agricultor do bairro Rio Claro, que faleceu em 1996, deixando um legado de amor à terra, e que hoje, através de seus descendentes fornece alimentos de qualidade à nossa merenda escolar.
Os agendamentos de visitas escolares devem ser solicitados na secretaria de Educação, com Telma Guadagnini França: 3897-7100
Para as demais visitas, entrar em contato com a SMAAP e falar com Débora Blankenburg: 3897-2530. Os interessados poderão agendar a utilização das duas salas disponíveis no local.
O Viveiro fica na rua, Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2500, no bairro Tinga.
Veja Também Recentes
Centro de Controle de Zoonoses abre 250 vagas para agendar castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 250 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional (castração) na segunda-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro
Secretaria Municipal de Habitação realiza reunião para regularização fundiária com moradores do Alto do Getuba
Na quarta-feira (08), a equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba realizou a segunda reunião com moradores do Núcleo Alto do Getuba, no bairro Jetuba, para tratar do processo de regularização fundiária da área. O encontro foi realizado no Polo Cultural Alto do Getuba, à noite. Durante a reunião, os
Caraguatatuba recebe programação cultural e gastronômica no Complexo Turístico do Camaroeiro no fim de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba traz diversas opções de food trucks com lanches, bebidas e doces, além de uma programação musical ao vivo a um dos cartões-postais da cidade a partir desta quinta-feira (19). Os food trucks passam a funcionar no Complexo Turístico do Camaroeiro das 16h às 22h, livre para
Caraguatatuba celebra 25 anos do Cadastro Único com ação de valorização e inclusão social
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), um evento especial em comemoração aos 25 anos do Cadastro Único no município. A celebração integrou a ação “Cadastro Único em Ação”, iniciativa que destaca a importância da política pública na promoção da inclusão social e no atendimento às
Espetáculo “Prisma – Eu Sou Assim” é destaque no Teatro Mario Covas
“Prisma – Eu Sou Assim” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, nesta quinta-feira (9/4), às 19h. O espetáculo da Cia. Terralina tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. A companhia dá continuidade às suas investigações sobre temas contemporâneos, desta vez com um trabalho sobre