Pesquisar No Site
Caps de Caraguatatuba promove ‘Semana da Luta Antimanicomial’

Caps de Caraguatatuba promove ‘Semana da Luta Antimanicomial’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Saúde, realiza a ‘Semana da Luta Antimanicomial’, de 15 a 18 de maio, em diversos locais do município. A equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) preparou uma série de atividades para esclarecer a importância da causa e as ações prestadas pelo órgão.
Na segunda-feira (15/05), a partir das 13h30, o auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), será anfitrião da abertura oficial da Semana da Luta Antimanicomial’. A cerimônia contará com a presença do prefeito Aguilar Junior; do secretário de Saúde, Amauri Toledo; e da psiquiatra Ana Carolina Alfani, que ministrará uma palestra.

Caps de Caraguatatuba promove ‘Semana da Luta Antimanicomial’ (Foto Luis Gava/PMC)
“O tema abordado está relacionado à vulnerabilidade e ao impacto do transtorno mental na estrutura familiar; bem como a importância do vínculo terapêutico no tratamento do sofrimento psíquico, entre outros”, adianta Cecília de Oliveira Alves Piauí, coordenadora do Caps II de Caraguatatuba.
Na terça-feira (16/05), a partir das 9h, no Caps, o enfermeiro e artista, Renato Portes, o “Guga’, animará os pacientes em um show recheado de atrações. Na sequência haverá o Concurso de Miss e Mister Caps II.
Na quarta-feira (17/05), às 8h30, o Polo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos – Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe mais uma palestra com a psiquiatra Ana Carolina Alfani e a psicóloga Mirna Fleck de Sá.
Encerrando a ‘Semana da Luta Antimanicomial’, na quinta-feira (18/05), às 13h30, haverá uma caminhada do Caps II, no Jardim Primavera, até a Praça Dr. Cândido Mota, no Centro. “Dia 18 de maio é o dia oficial da Luta Antimanicomial, por isso convidamos a todos para esta caminhada, comunidade, profissionais de saúde, familiares, pacientes do Caps e da Saúde Mental. A participação da população nas atividades é muito importante para fortalecer e divulgar a causa”, convida a assistente social, Renata Garcia Ferreira.
Durante a semana do evento não haverá grupos na unidade Caps II.
Serviço: O Caps II de Caraguatatuba fica na Av. Rio de Janeiro, nº 396, no Jardim Primavera. O auditório da Fundacc está localizado na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro. O Polo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos situa-se na Praça Cândido Mota, nº 72, no Centro.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela