Pesquisar No Site
Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Professores e alunos, dos 6º ao 9º anos da rede pública municipal de Caraguatatuba, participaram de encontros sobre Educação Patrimonial. O enfoque foi a Fazenda dos Ingleses, um sítio arqueológico histórico, situado no município.
No dia 24, cerca de 80 professores das disciplinas de História, Geografia, Ciências e Artes participaram da palestra, na Secretaria de Educação. Nos dias 25 e 26, o evento foi voltado aos alunos da EMEF Profª. Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo e EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, no Tinga, unidades escolares que estão dentro da antiga área da fazenda.
Professores, alunos e as escolas receberam livretos com fotos e informações detalhadas sobre a fazenda dos Ingleses com fotos, textos, legendas e coordenadas.
As palestras foram proferidas pelas mestras em arqueologia, Elaine Cristina Carvalho da Silva e Maritza Dode.

Sítio arqueológico da Fazenda dos Ingleses é tema de palestra na Rede Municipal de Ensino (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
A iniciativa faz parte do programa arqueológico do Consórcio Tamoios e JGP Consultoria, que engloba prospecções complementares, monitoramento arqueológico e Educação Patrimonial para a duplicação da rodovia dos Tamoios no trecho de serra, e teve o apoio da Secretaria de Educação.
História – A Fazenda dos Ingleses foi a principal fonte econômica de Caraguatatuba. Inaugurada em 1927, quando a cidade era apenas uma vila com aproximadamente três mil habitantes, produzia banana e grapefruit (uma espécie de laranja).
As frutas eram exportadas para a Inglaterra e saboreadas, inclusive, na mesa da realeza britânica. A produção era escoada pelo rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
Sua decadência começou durante Segunda Guerra Mundial e encerrou suas atividades após a catástrofe de 1967, quando a chuva causou grandes estragos na cidade.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Caraguatatuba recebe 4ª edição do XTERRA com desafios esportivos em agosto
Entre os dias 15 e 17 de agosto, Caraguatatuba volta a receber a etapa do XTERRA, considerado o maior circuito off-road do mundo. Na 4ª edição consecutiva na cidade, o evento deve reunir atletas profissionais e amadores em provas de corrida em trilha (5 km, 10 km e 21 km),

Henrique Figueirinha retorna a Caraguatatuba para férias e treinos no Centro Esportivo
O nadador Henrique Figueirinha, referência na maratona aquática brasileira, esteve em Caraguatatuba na última semana para aproveitar as férias e intensificar os treinamentos no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Figueirinha aproveitou a estrutura pública para manter a preparação física e técnica durante o período de recesso competitivo. Além disso,

Oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro” é na próxima terça-feira em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem de São Paulo, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza nesta terça-feira (5/8), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos Pavan. As vagas são limitadas e