Pesquisar No Site

Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba explica sobre as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal

as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal (4)
Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba explica sobre as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, explica sobre as vantagens que o pescador artesanal da cidade pode usufruir a partir de seu cadastramento em instituições oficiais.

As vantagens de cadastramento para o pescador artesanal (Fotos: Cláudia Ottini)

De acordo com Ronaldo Cheberle, Oceanógrafo e Diretor Consultivo de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a secretaria por meio de infra-estrutura como entrepostos, fomenta a comercialização do pescado proveniente da pesca artesanal no município. Outro benefícios também são oferecidos como, o subsidio ao transporte de gelo, apoio e participação em eventos municipais, capacitação pra boas práticas de manipulação de alimentos, auxilio no período de defeso do camarão, além da parceria com a Colônia de Pescadores para a orientação sobre as legislações vigentes e para a emissão de documentação da categoria.

Contudo, para utilizar a infra-estrutura disponível, o pescador precisa primeiramente estar caracterizado como pescador artesanal, comprovado por meio de documentação federal, conforme prevê a legislação (carteira de pesca), podendo desta forma, efetuar seu cadastro na Secretaria, nas Associações de Pescadores Artesanais ou na Colônia de Pescadores Z8.

Entrepostos:

A Prefeitura, em parceria com as associações, disponibiliza a infra-estrutura dos entrepostos para a comercialização da produção dos pescadores artesanais do município. Os Entrepostos de pescados, servem para a comercialização da produção dos pescadores do município.

A permissão de uso dos boxes é realizada anualmente atendendo critérios legais pré-estabelecidos por meio de um chamamento público realizado pela Prefeitura, existindo uma comissão de análise das documentações, de acordo as disposições da Lei Municipal.

Em Caraguatatuba existem quatro Entrepostos de Pescados: Entreposto de Pescado da Tabatinga, Entreposto de Pescado da Cocanha, Entreposto de Pescado do Camaroeiro e Entreposto de Pescado do Porto Novo, todos vinculados às comunidades tradicionais de pescadores artesanais dessas localidades.

De acordo com Marcel Giorgeti, secretário da pasta,  um dos principais objetivos é apoiar as comunidades tradicionais buscando melhorias para os pescadores, desenvolvendo e implementando políticas públicas de maneira legal, com ampla transparência e participação dos setores envolvidos

Segundo ele,  a pesca artesanal é caracterizada pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte ou sem embarcações, podendo também ser realizada com parceiros que dividem a produção, denominados ‘meeiros’.

Esta modalidade, ainda de acordo com Giorgeti,  atende principalmente o mercado local sendo voltada a subsistência de quem a realiza. As embarcações utilizadas, devido a sua autonomia e aos limites impostos pela Capitania dos Portos/Marinha do Brasil, costumam trabalhar próximas a costa.

Vale destacar,  que em Caraguatatuba não existem registros de embarcações industriais ou acima de 20 AB (Arqueação Bruta).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024