Pesquisar No Site

Após chuvas, obras emergenciais são iniciadas e limpeza de bairros é intensificada

obras-emergenciais-1
Após chuvas, obras emergenciais são iniciadas e limpeza de bairros é intensificada
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba deu início em duas importantes obras, em caráter de urgência, para aumentar a drenagem de águas pluviais, evitando alagamentos nas regiões mais críticas da cidade.
As obras estão sendo realizadas nos bairros Cantagalo, região central, e Jetuba, região Norte da cidade.

foto de uma escavadeira

Fotos de Gustavo Grunewald/PMC

No Cantagalo, oito aduelas de concreto estão sendo instaladas na rua Antonio Francisco Pascoal,  para dar vazão à chuva. Uma escavadeira e um caminhão trucado estão em operação e a previsão é de que, até amanhã, a via esteja liberada para passagem de veículos.
O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella explica que o ritmo da obra está acelerado para que, em caso de chuvas fortes, não haja danos às casas da região.
“Até amanhã, o canal já estará pronto para receber um fluxo maior de águas e a via será liberada. Depois, faremos o acabamento com a aplicação de asfalto, entre outros detalhes. O importante é que a área esteja a salvo de alagamentos”.
No bairro Jetuba, foi instalado um extravasor de águas na entrada do bairro. Borella conta que esteve no local, acompanhado por uma equipe de topógrafos. “Decidimos iniciar a obra rapidamente, também como uma medida emergencial”, explica.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) enviou funcionários e maquinário ao local e já finalizaram a instalação.
Recuperação da cidade
Para somar à frota de maquinários e caminhões da Sesep, o prefeito Aguilar Júnior autorizou a contratação (por conta do decreto da situação de emergência) de mais máquinas para ajudar no socorro às famílias atingidas pelas chuvas. Todo esse maquinário prossegue agora na limpeza e recuperação das ruas.
Um dos bairros da região central da cidade que foi tomado pela lama, o Sumaré, recebeu hoje (20) pela manhã equipes da Sesep, acompanhadas de retroescavadeiras e caminhões trucados.
As equipes estiveram nas ruas Lucas Nogueira Garcez, Horácio Valério dos Santos e Benedito Alves. No período da tarde, caminhões pipa fizeram a lavagem das vias.
Na região Norte, a principal atividade é o desassoreamento de valas.  No Condomínio Jetuba, o desassoreamento de dois quilômetros de vala mobiliza parte da equipe da Regional Norte da Sesep, para evitar alagamentos na área. Também estão sendo desassoreados o rio Gracuí, no bairro Massaguaçu, e parte do rio Capricórnio.
Na região Sul, o rio da Paca também está sendo desassoreado. Bairros como Gaivotas, Tinga, Pontal Santamarina, Porto Novo e Morro do Algodão estão recebendo serviços de limpeza geral e operação Bota Fora.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IPA e Tamoios realizam vistoria em área com risco de escorregamento na pista de chegada a Caraguatatuba
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, IPA e Tamoios realizam vistoria em área com risco de escorregamento na pista de chegada a Caraguatatuba

Equipe formada por representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros e Concessionária Tamoios realizaram vistoria em um morro com sinais de erosão, na Avenida Presidente Campos Sales, antes do supermercado Shibata, na pista de chegada ao município, na sexta-feira (11). De acordo

Leia Mais Notícias Defesa Civil Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/09/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real

Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou de um treinamento na terça-feira (29), em sua sede, para conhecer novas funcionalidades da plataforma Geopixel Monitor, utilizada pelo município desde 2022. Esta plataforma realiza o monitoramento e alerta de eventos extremos em tempo real para o município, por meio da coleta de

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba

Teve início no último sábado (12/9), na Praça da Cultura, no Centro, o Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba. Em sua 17ª edição, o evento segue até 20 de setembro (domingo), com uma extensa programação gratuita, reunindo espetáculos teatrais para todas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026
JipeFest 2026 movimenta Caraguatatuba em outubro com competições, trilhas, exposição de veículos e shows
JipeFest 2026 movimenta Caraguatatuba em outubro com competições, trilhas, exposição de veículos e shows

Caraguatatuba recebe o JipeFest 2026 entre os dias 16 e 18 de outubro com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas 4×4, exposição de veículos e shows. A programação foi remarcada e a abertura inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba e pela Acalento

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/09/2026