Pesquisar No Site

Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos

Publicado em: 28/07/2020
Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos
Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos

Por causa do inverno e das férias escolares muita gente deixa de doar sangue. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o problema se agravou. Agora, o grande desafio é convencer as pessoas a doarem sem preocupações com a doença.

Mas um grupo de voluntários decidiu driblar o inverno, as férias e, principalmente, a Covid-19. Por isso, nesta sexta-feira (31), 15 pessoas sairão do município rumo à unidade do Serviço de Hematologia e Hemoterapia (SHH) de São José dos Campos para doar sangue.

O transporte, cedido pela Prefeitura de Caraguatatuba, tem capacidade para 30 passageiros. Contudo, serão transportados apenas 15, ou seja, 50% da capacidade total do micro-ônibus para evitar aglomerações e dar mais segurança aos doadores. Importante ressaltar que no dia da ação todos os voluntários deverão estar com máscara de proteção durante a viagem e no momento da doação.

Segundo Fabiana Nogueira, idealizadora da ação, “ainda existem sete vagas disponíveis e qualquer pessoa pode participar”. Para isso, é necessário que a pessoa entre em contato pelo telefone (12) 99198-8701. O horário da partida e o local de encontro ainda serão definidos.

Doar sangue é coisa séria! Diante disso, é preciso estar ciente quanto aos requisitos básicos. São eles:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site os documentos necessários e formulários de autorização).
  • Pesar, no mínimo, 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes).
  • Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).

Além dos requisitos, existem diversos fatores que impossibilitam a doação de sangue. Eles podem ser classificados como impedimentos temporários e definitivos.

Entre os impedimentos temporários estão:

  • Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.
  • Intervalo de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
  • Febre amarela recente, vacina para febre amarela e viagens para países com risco de doenças transmissíveis.

Os impedimentos definitivos são:

  • Hepatite após os 11 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

IMG_3416
Covid-19: Caraguatatuba atende mais de 5 mil pacientes em 9 dias, sendo 10% de outros municípios

Levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aponta que nos nove primeiros dias de julho, mais de 5 mil pacientes passaram pelas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município (Centro, Sul e Norte). Cerca de 10% deste atendimento se refere a pacientes de outros municípios, inclusive, alguns de outros

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 13/07/2020
Prefeitura de Caraguatatuba vai notificar proprietário de imóveis para fazer ligações de esgoto
Prefeitura de Caraguatatuba vai notificar proprietário de imóveis para fazer ligações de esgoto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, vai notificar os proprietários de imóveis que ainda não fizeram as ligações de esgoto à rede da Sabesp onde já há disponibilidade. As ações estão previstas para começar no dia 25 de julho. Levantamento da Superintendência da Sabesp do Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 16/07/2020
Caraguatatuba tem 544 pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba tem 546 pacientes recuperados da Covid-19

A emoção de Juliano Marques Carvalho, 37 anos, foi muita ao receber alta após 40 dias de internação por causa da Covid-19. Já na saída do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), na terça-feira (14), foi recepcionado por familiares e amigos, além de receber o carinho de toda equipe que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/07/2020
Manutenção da EDP interrompe funcionamento do Conselho Tutelar do Travessão e CRAS Sul na terça-feira (28/07)
Manutenção da EDP interrompe funcionamento do Conselho Tutelar do Travessão e CRAS Sul na terça-feira (28/07)

A EDP realizará na próxima terça-feira (28/07), das 12h às 16h30, serviços de melhoria na rede de distribuição de energia da região sul de Caraguatatuba. Portanto, a Prefeitura de Caraguatatuba informa que a manutenção afetará os atendimentos do Conselho Tutelar do Travessão e CRAS Sul. De acordo com a empresa,

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 21/07/2020
Pronto Atendimento do Massaguaçu ganha reforma geral para melhor atendimento
Pronto Atendimento do Massaguaçu ganha reforma geral para melhor atendimento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras de melhorias e reforma geral do Pronto Atendimento 24 horas do Massaguaçu, localizado na Região Norte da cidade. A unidade recebe a substituição dos sistemas hidráulicos e elétricos, novos pisos, reforma geral dos banheiros, pintura

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 20/07/2020