Pesquisar No Site

Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos

Publicado em: 28/07/2020
Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos
Com segurança, voluntários de Caraguatatuba se unem para doar sangue em São José dos Campos

Por causa do inverno e das férias escolares muita gente deixa de doar sangue. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o problema se agravou. Agora, o grande desafio é convencer as pessoas a doarem sem preocupações com a doença.

Mas um grupo de voluntários decidiu driblar o inverno, as férias e, principalmente, a Covid-19. Por isso, nesta sexta-feira (31), 15 pessoas sairão do município rumo à unidade do Serviço de Hematologia e Hemoterapia (SHH) de São José dos Campos para doar sangue.

O transporte, cedido pela Prefeitura de Caraguatatuba, tem capacidade para 30 passageiros. Contudo, serão transportados apenas 15, ou seja, 50% da capacidade total do micro-ônibus para evitar aglomerações e dar mais segurança aos doadores. Importante ressaltar que no dia da ação todos os voluntários deverão estar com máscara de proteção durante a viagem e no momento da doação.

Segundo Fabiana Nogueira, idealizadora da ação, “ainda existem sete vagas disponíveis e qualquer pessoa pode participar”. Para isso, é necessário que a pessoa entre em contato pelo telefone (12) 99198-8701. O horário da partida e o local de encontro ainda serão definidos.

Doar sangue é coisa séria! Diante disso, é preciso estar ciente quanto aos requisitos básicos. São eles:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site os documentos necessários e formulários de autorização).
  • Pesar, no mínimo, 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes).
  • Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação).

Além dos requisitos, existem diversos fatores que impossibilitam a doação de sangue. Eles podem ser classificados como impedimentos temporários e definitivos.

Entre os impedimentos temporários estão:

  • Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.
  • Intervalo de 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
  • Febre amarela recente, vacina para febre amarela e viagens para países com risco de doenças transmissíveis.

Os impedimentos definitivos são:

  • Hepatite após os 11 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas na piscina grande do Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (12) para limpeza e tratamento da piscina grande. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (15) após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024