Pesquisar No Site

Campanhas contra sarampo e H1N1 seguem até o dia 31 de agosto em Caraguatatuba

Publicado em: 30/07/2020
Campanhas contra sarampo e H1N1 seguem até o dia 31 de agosto em Caraguatatuba
Campanhas contra sarampo e H1N1 seguem até o dia 31 de agosto em Caraguatatuba

A Vigilância Epidemiológica divulgou nesta quinta-feira (30) o último balanço do número de doses da vacina contra sarampo durante a 2º fase da campanha em Caraguatatuba, que segue até o dia 31 de agosto.

Até o momento, 1187 pessoas procuraram as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Dessas, 639 precisaram receber a dose da vacina. Na faixa etária de seis meses a 29 anos foram aplicadas 214 doses. Entre os adultos, de 30 a 49 anos, foram 425 aplicações da vacina.

A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como público-alvo a população de 30 a 49 anos. A intenção é reforçar a imunização dessa faixa etária, mesmo que a pessoa já tenha tomado uma dose vacina. Além, de imunizar crianças e jovens, de seis meses a 29 anos que estão com a carteirinha de vacina desatualizada.

No ano passado foram registrados 11 casos positivos da doença em Caraguatatuba. Nenhum deles veio a óbito. Em 2020, o município registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos.

A Vigilância alertou que as pessoas devem comparecer as unidades de saúde para se vacinar, mesmo com a circulação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) – Covid-19. “A pessoa deve respeitar as recomendações de distanciamento social e fazer o uso de máscara de proteção quando for receber a vacina”.

O sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Vacinação H1N1 – influenza

Outro balanço divulgado pela Vigilância é sobre o número de vacinados contra influenza (H1N1) no município. Nesta semana, o total chegou a 33.210.

As doses estão distribuídas entre os grupos prioritários: crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (com 45 dias pós-parto), profissionais de saúde, adultos (de 55 a 59 anos) e idosos.

O município já atingiu meta estabelecida pelo Estado dos seguintes grupos: idosos – 19.803 (169,60% do objetivo) e trabalhadores de saúde – 4.406 (129,36% do objetivo).

O total de crianças vacinadas foi de 6.248 – 73,46% da meta; gestantes – 807 (62,61%); puérperas (com 45 dias pós-parto) – 141 (66,51%); adultos (de 55 a 59 anos) – 1.805 (35,32%).

A Campanha de Vacinação contra influenza (H1N1) que, por orientação do Governo do Estado, foi liberada para todas as faixas etárias desde o dia 1º de julho, segue até o dia 31 de agosto.

Onde encontrar as vacinas?

As vacinas contra sarampoe H1N1 podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto as do Tinga e Rio do Ouro (região central) e Massaguaçu e Tabatinga (região norte), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Quem é atendido pelas UBSs Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.

A UBS do bairro Tinga passa por reforma de melhorias do local. Por isso, a vacinação será realizada na EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto. Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro devem procurar a UBS Jaraguazinho para receber a dose da vacina.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pedágio Solidário arrecada mais de 960 Kg de alimentos
Pedágio Solidário arrecada mais de 960 Kg de alimentos

O Pedágio Solidário Beach Car realizado em Caraguatatuba no último domingo (19/07), por um grupo de voluntários, em prol do Fundo Social, arrecadou 961 Kg de alimentos que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante o evento, bombeiros civis disponibilizados pela empresa Casber, realizaram uma barreira sanitária e

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 20/07/2020
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida pais e alunos para aplaudir professores
Secretaria de Educação de Caraguatatuba convida pais e alunos para aplaudir professores

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), escolas no mundo todo tiveram suas atividades suspensas. Professoras e professores, agentes fundamentais no processo de aprendizagem, viram-se diante de um contexto histórico nas quais alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 30/07/2020
Secretaria de Cultura e Economia Criativa disponibiliza formulário para indicação de propostas voltadas à Lei Emergencial de Cultura
Secretaria de Cultura e Economia Criativa disponibiliza formulário para indicação de propostas voltadas à Lei Emergencial de Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa disponibiliza formulário voltado à indicação de propostas de chamadas públicas para utilização dos recursos que serão destinados ao Estado de São Paulo, por meio do artigo 2º, inciso III, da Lei Federal 14.017/2020, mais conhecida como Aldir Blanc, que prevê ajuda emergencial ao

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/07/2020
Programa da Coleta Seletiva suspenderá atendimento nesta sexta-feira (10/7)
Programa da Coleta Seletiva suspenderá atendimento nesta sexta-feira (10/7)

A Prefeitura de Caraguatatuba não terá expediente nesta sexta-feira (10/7), conforme as compensações de jornadas e datas comemorativas previstas no Calendário Municipal de 2020. Excepcionalmente neste dia, o serviço da Coleta Seletiva será suspenso. O atendimento continua normalmente na segunda-feira (13/7). Os Ecopontos funcionarão normalmente na sexta (10), sábado (11) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 09/07/2020
Prefeitura realiza serviço de nivelamento no Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate)
Prefeitura realiza serviço de nivelamento no Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou nesta manhã (13) o serviço de nivelamento mecânico da Rua João Alves dos Santos, conhecida como Avenida Jardim Santa Rosa do bairro Morro do Chocolate, localizado na região Norte da Cidade. Todo o trabalho foi realizado pela a

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 13/07/2020