Pesquisar No Site

Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker

Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker

O site da Prefeitura de Caraguatatuba foi alvo de ataque um hacker do tipo “Defacement ou deface” na madrugada de quinta para sexta-feira (21 e 22/05). O Defacement é uma técnica que consiste na realização de modificações de conteúdo e estética de uma página da web.

#PraCegoVer: Imagem do com as mensagens em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e autoria do ataque (Foto: Divulgação)

A página oficial amanheceu com a foto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, usando máscara com dizeres anticorrupção e alusivos às Eleições Presidenciais de 2022. O Portal da Transparência não foi afetado pelo invasor. O site da Prefeitura voltou ao normal por volta das 13h desta sexta-feira (22).

Ainda na imagem consta a assinatura de “Aj44x”, como autor da invasão e comunicando o ato a um grupo intitulado “Sharp Crew” (tripulação ou trupe afiada traduzindo para Língua Portuguesa), entre outras coisas. Em 14 de abril, programador desfigurou o site da Câmara de Caraguatatuba.

No perfil da Sharp Crew, no Twitter, há ataques a sites de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo câmaras municipais e autarquias. Hackers de vários lugares marcam a desfiguração de sites públicos por pura diversão.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, houve um ataque conhecido como Defacement com a finalidade de alterar as índex (páginas iniciais) das aplicações abrigadas no servidor Web.

“A primeira ação tomada foi derrubar o serviço para que as aplicações ficassem inacessíveis. Entramos em contato com a empresa responsável pelo servidor de aplicações, formalizando a abertura de um chamado, relatando o ocorrido”, explicou. “Após a remoção dos arquivos apresentados pela empresa, fizemos uma busca manual por arquivos de scripts que estivessem em diretórios fora de contexto. Como foram encontrados mais arquivos, a decisão tomada foi restaurar um backup das aplicações Assim, fizemos o upload do backup para o servidor de aplicações e restauramos os acessos por volta das 13h”, completou.

#PraCegoVer: Perfil do hacker Aj44x no Twitter (Foto: Divulgação)

O hacker ou a hacker Aj44x, na última segunda-feira (18/5), promoveu invasões nos sites da Polícia Militar do Matogrosso do Sul, Jaguariaíva (PR) e no Portal da Transparência de Porecatu (PR). No dia 16 de maio, Aj44x hackeou as páginas da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipojuca (PE) e o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, que reúne os estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Para Vieira, o site da prefeitura foi escolhido aleatoriamente. “Sobre o ataque, não foi algo direcionado, em pesquisa pelo nome do grupo que assumiu a ação, encontramos perfis no Twitter, com postagens relatando invasões diárias, em diversos órgãos públicos do Brasil”, finalizou.

Mais Secretaria de Tecnologia da Informação

Veja Também Recentes

Parceria da Prefeitura agrega 180 novas empresas ao aplicativo “Litoral na Mesa” durante a pandemia
Parceria da Prefeitura agrega 180 novas empresas ao aplicativo “Litoral na Mesa” durante a pandemia

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Caraguatatuba buscou soluções para auxiliar os comerciantes da cidade, que tiveram uma redução nas vendas pelo isolamento social. Uma delas foi a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) e o aplicativo de delivery “Litoral na Mesa”.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 30/06/2020
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça atenção e cuidados com a terceira idade
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça atenção e cuidados com a terceira idade

Hoje, 15 de junho, é lembrado como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O intuito é reforçar, que a violência contra a pessoa idosa, deve

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 15/06/2020
Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias
Governo do Estado de São Paulo oferece lives de curso básico de Contação de Histórias

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais, oferece curso básico de Contação de Histórias, com coordenação à distância de Fernanda Munhão. Para participar não é necessário

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/06/2020
PAT de Caraguatatuba abre 58 vagas de emprego na próxima semana
A partir de segunda-feira (29/06) PAT de Caraguatatuba receberá currículos apenas por email

Devido ao aumento de vagas divulgadas diariamente pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba, a partir da próxima segunda-feira (29/6), o envio de currículos pelo whatsapp será encerrado para otimizar o atendimento à população, ficando concentrado apenas pelo email. O coordenador do PAT, Allan Mattos, explica que a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 25/06/2020
Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT
Caraguatatuba tem 20 vagas abertas nesta sexta-feira (19/6) no PAT

O PAT de Caraguatatuba atualizou as vagas de emprego nesta sexta-feira (19/6). São 20 oportunidades disponíveis para população, em diversas áreas e regiões da cidade. Há também contratação para pessoas com deficiência, na função de controlador de acesso, com conhecimento em atendimento ao público. As vagas atualizadas foram instalador de

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 19/06/2020