Pesquisar No Site

Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker

Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker

O site da Prefeitura de Caraguatatuba foi alvo de ataque um hacker do tipo “Defacement ou deface” na madrugada de quinta para sexta-feira (21 e 22/05). O Defacement é uma técnica que consiste na realização de modificações de conteúdo e estética de uma página da web.

#PraCegoVer: Imagem do com as mensagens em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e autoria do ataque (Foto: Divulgação)

A página oficial amanheceu com a foto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, usando máscara com dizeres anticorrupção e alusivos às Eleições Presidenciais de 2022. O Portal da Transparência não foi afetado pelo invasor. O site da Prefeitura voltou ao normal por volta das 13h desta sexta-feira (22).

Ainda na imagem consta a assinatura de “Aj44x”, como autor da invasão e comunicando o ato a um grupo intitulado “Sharp Crew” (tripulação ou trupe afiada traduzindo para Língua Portuguesa), entre outras coisas. Em 14 de abril, programador desfigurou o site da Câmara de Caraguatatuba.

No perfil da Sharp Crew, no Twitter, há ataques a sites de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo câmaras municipais e autarquias. Hackers de vários lugares marcam a desfiguração de sites públicos por pura diversão.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, houve um ataque conhecido como Defacement com a finalidade de alterar as índex (páginas iniciais) das aplicações abrigadas no servidor Web.

“A primeira ação tomada foi derrubar o serviço para que as aplicações ficassem inacessíveis. Entramos em contato com a empresa responsável pelo servidor de aplicações, formalizando a abertura de um chamado, relatando o ocorrido”, explicou. “Após a remoção dos arquivos apresentados pela empresa, fizemos uma busca manual por arquivos de scripts que estivessem em diretórios fora de contexto. Como foram encontrados mais arquivos, a decisão tomada foi restaurar um backup das aplicações Assim, fizemos o upload do backup para o servidor de aplicações e restauramos os acessos por volta das 13h”, completou.

#PraCegoVer: Perfil do hacker Aj44x no Twitter (Foto: Divulgação)

O hacker ou a hacker Aj44x, na última segunda-feira (18/5), promoveu invasões nos sites da Polícia Militar do Matogrosso do Sul, Jaguariaíva (PR) e no Portal da Transparência de Porecatu (PR). No dia 16 de maio, Aj44x hackeou as páginas da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipojuca (PE) e o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, que reúne os estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Para Vieira, o site da prefeitura foi escolhido aleatoriamente. “Sobre o ataque, não foi algo direcionado, em pesquisa pelo nome do grupo que assumiu a ação, encontramos perfis no Twitter, com postagens relatando invasões diárias, em diversos órgãos públicos do Brasil”, finalizou.

Mais Secretaria de Tecnologia da Informação

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024