Pesquisar No Site
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
O site da Prefeitura de Caraguatatuba foi alvo de ataque um hacker do tipo “Defacement ou deface” na madrugada de quinta para sexta-feira (21 e 22/05). O Defacement é uma técnica que consiste na realização de modificações de conteúdo e estética de uma página da web.

#PraCegoVer: Imagem do com as mensagens em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e autoria do ataque (Foto: Divulgação)
A página oficial amanheceu com a foto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, usando máscara com dizeres anticorrupção e alusivos às Eleições Presidenciais de 2022. O Portal da Transparência não foi afetado pelo invasor. O site da Prefeitura voltou ao normal por volta das 13h desta sexta-feira (22).
Ainda na imagem consta a assinatura de “Aj44x”, como autor da invasão e comunicando o ato a um grupo intitulado “Sharp Crew” (tripulação ou trupe afiada traduzindo para Língua Portuguesa), entre outras coisas. Em 14 de abril, programador desfigurou o site da Câmara de Caraguatatuba.
No perfil da Sharp Crew, no Twitter, há ataques a sites de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo câmaras municipais e autarquias. Hackers de vários lugares marcam a desfiguração de sites públicos por pura diversão.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, houve um ataque conhecido como Defacement com a finalidade de alterar as índex (páginas iniciais) das aplicações abrigadas no servidor Web.
“A primeira ação tomada foi derrubar o serviço para que as aplicações ficassem inacessíveis. Entramos em contato com a empresa responsável pelo servidor de aplicações, formalizando a abertura de um chamado, relatando o ocorrido”, explicou. “Após a remoção dos arquivos apresentados pela empresa, fizemos uma busca manual por arquivos de scripts que estivessem em diretórios fora de contexto. Como foram encontrados mais arquivos, a decisão tomada foi restaurar um backup das aplicações Assim, fizemos o upload do backup para o servidor de aplicações e restauramos os acessos por volta das 13h”, completou.

#PraCegoVer: Perfil do hacker Aj44x no Twitter (Foto: Divulgação)
O hacker ou a hacker Aj44x, na última segunda-feira (18/5), promoveu invasões nos sites da Polícia Militar do Matogrosso do Sul, Jaguariaíva (PR) e no Portal da Transparência de Porecatu (PR). No dia 16 de maio, Aj44x hackeou as páginas da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipojuca (PE) e o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, que reúne os estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Para Vieira, o site da prefeitura foi escolhido aleatoriamente. “Sobre o ataque, não foi algo direcionado, em pesquisa pelo nome do grupo que assumiu a ação, encontramos perfis no Twitter, com postagens relatando invasões diárias, em diversos órgãos públicos do Brasil”, finalizou.
Veja Também Recentes
Caraguá a Gosto encerra 21ª edição com mais de R$ 600 mil movimentados e 9,8 mil pratos vendidos
A 21ª edição do Caraguá a Gosto terminou com crescimento nas vendas e mais de R$ 600 mil movimentados nos estabelecimentos participantes. Os resultados foram apresentados na noite de quarta-feira (9), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia de encerramento e premiação do festival, que reconheceu restaurantes, chefs, garçons, consumidores
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Caraguatatuba promove Jornada Esportiva em homenagem aos profissionais de Educação Física
Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, a Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na quarta-feira (2), uma Jornada Esportiva voltada aos profissionais da rede. O encontro ocorreu na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com uma programação
Voleibol de Caraguatatuba conquista pódio e avança às semifinais em competições regionais
As equipes de voleibol de Caraguatatuba tiveram um fim de semana de importantes resultados em competições regionais. As atletas representaram o município na Copa Regional de Guararema e na Copa Amizade, disputada em Caçapava, com conquista de pódio e classificação para as fases decisivas. Pela Copa Regional de Guararema, a
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das