Pesquisar No Site
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
Site da Prefeitura de Caraguatatuba é alvo de hacker
O site da Prefeitura de Caraguatatuba foi alvo de ataque um hacker do tipo “Defacement ou deface” na madrugada de quinta para sexta-feira (21 e 22/05). O Defacement é uma técnica que consiste na realização de modificações de conteúdo e estética de uma página da web.

#PraCegoVer: Imagem do com as mensagens em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e autoria do ataque (Foto: Divulgação)
A página oficial amanheceu com a foto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, usando máscara com dizeres anticorrupção e alusivos às Eleições Presidenciais de 2022. O Portal da Transparência não foi afetado pelo invasor. O site da Prefeitura voltou ao normal por volta das 13h desta sexta-feira (22).
Ainda na imagem consta a assinatura de “Aj44x”, como autor da invasão e comunicando o ato a um grupo intitulado “Sharp Crew” (tripulação ou trupe afiada traduzindo para Língua Portuguesa), entre outras coisas. Em 14 de abril, programador desfigurou o site da Câmara de Caraguatatuba.
No perfil da Sharp Crew, no Twitter, há ataques a sites de diversos municípios e estados brasileiros, incluindo câmaras municipais e autarquias. Hackers de vários lugares marcam a desfiguração de sites públicos por pura diversão.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Josemar Vieira, houve um ataque conhecido como Defacement com a finalidade de alterar as índex (páginas iniciais) das aplicações abrigadas no servidor Web.
“A primeira ação tomada foi derrubar o serviço para que as aplicações ficassem inacessíveis. Entramos em contato com a empresa responsável pelo servidor de aplicações, formalizando a abertura de um chamado, relatando o ocorrido”, explicou. “Após a remoção dos arquivos apresentados pela empresa, fizemos uma busca manual por arquivos de scripts que estivessem em diretórios fora de contexto. Como foram encontrados mais arquivos, a decisão tomada foi restaurar um backup das aplicações Assim, fizemos o upload do backup para o servidor de aplicações e restauramos os acessos por volta das 13h”, completou.

#PraCegoVer: Perfil do hacker Aj44x no Twitter (Foto: Divulgação)
O hacker ou a hacker Aj44x, na última segunda-feira (18/5), promoveu invasões nos sites da Polícia Militar do Matogrosso do Sul, Jaguariaíva (PR) e no Portal da Transparência de Porecatu (PR). No dia 16 de maio, Aj44x hackeou as páginas da Autarquia Municipal de Trânsito de Ipojuca (PE) e o Conselho Regional de Biologia da 5ª Região, que reúne os estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Para Vieira, o site da prefeitura foi escolhido aleatoriamente. “Sobre o ataque, não foi algo direcionado, em pesquisa pelo nome do grupo que assumiu a ação, encontramos perfis no Twitter, com postagens relatando invasões diárias, em diversos órgãos públicos do Brasil”, finalizou.
Veja Também Recentes
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada
Campanha conecta empreendedoras e amplia oportunidades para negócios em Caraguatatuba
Mais de 30 mulheres participaram, na noite de terça-feira (6), do lançamento da campanha O Negócio Delas – Edição 2026. A iniciativa do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, Sicredi e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), reúne empreendedoras de diferentes segmentos com o objetivo de fortalecer negócios, ampliar
Semana de Valorização da Pessoa Idosa terá show com Wanderléa, concurso Miss e Mister 60+ teatro dança palestras e jogos esportivos
A Semana de Valorização da Pessoa Idosa 2026, que será realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Caraguatatuba, chega novamente para fortalecer o diálogo intergeracional e o protagonismo da população Idosa e reafirmar seu papel essencial na construção de uma sociedade para todas as idades,