Pesquisar No Site

SAMU de Caraguatatuba passa por adequações para atender pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19

Publicado em: 05/05/2020
SAMU de Caraguatatuba passa por adequações para atender pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19
SAMU de Caraguatatuba passa por adequações para atender pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou a rotina de todos e quaisquer tipos de serviços, inclusive a do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que precisou adequar-se a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP) para a segurança dos profissionais e pacientes.

A ideia é sistematizar e padronizar o POP, elaborado pelo coordenador de enfermagem e responsável técnico, Marcelo Santana de Melo, e por Renata Pelino Simões, coordenadora de campo, do SAMU de Caraguatatuba, durante o período de trabalho, seja ele em áreas operacionais, administrativas, de manutenção e limpeza.

#PraCegoVer: Profissionais do SAMU realizam organização da ambulância. Um deles está dentro do veículo e usa EPI’s, como gorro, avental, máscara e face shield. O outro está próximo a uma maca. Com luvas e outros EPI’s, o profissional move a maca até a ambulância do SAMU (Foto: Divulgação/PMC)

O coordenador explicou que “a proteção aos profissionais do SAMU no atendimento da Covid-19 e outras síndromes respiratórias, pretende auxiliar na implementação de ações e estratégias de minimização da exposição a patógenos respiratórios, em especial ao novo coronavírus (SARS-CoV2)”.

Desde o mês de março, todas as ambulâncias do SAMU de Caraguatatuba passaram por adequações estratégicas para atendimento e transferência de pacientes com suspeita, ou confirmados com a Covid-19.

Entre as adequações estão: higienização e antissépia das mãos, o uso de equipamentos individuais de proteção (EPI’s), no atendimento pré-hospitalar (APH) e limpeza terminal de viatura em casos de suspeitos ou confirmados.

Segundo Marcelo, “é importante ressaltar a necessidade do uso racional do EPI, pois se trata de um recurso imprescindível para preservar a saúde dos profissionais e pacientes, dando para eles muito mais segurança”.

#PraCegoVer: Dentro da ambulância, condutor do SAMU faz uso de EPI’s (Foto: Divulgação/PMC)

Os EPI’s disponibilizados e utilizados aos profissionais do SAMU responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou confirmados com Covid-19 são: gorros, propes, óculos de proteção, face shield (protetor facial), máscaras cirúrgicas descartáveis, avental cirúrgico impermeável descartável de mangas longas, luvas de procedimentos, peça facial filtrante tipo N95/PFF2 e macacão proteção biológica.

Para auxiliar no atendimento, a equipe tem à disposição uma ambulância reserva técnica, utilizada para transporte de pacientes positivo para Covid-19. As atividades de maior risco, com alto potencial de exposição e fontes conhecidas ou suspeitas da doença estão relacionadas a procedimentos geradores de aerossóis.

Para se adequar ao novo protocolo, os profissionais receberam capacitações fundamentadas em evidências técnicas e científicas divulgadas e pelas recomendações emitidas pela Organização Mundial da Saúde e Anvisa. E como consequência dessas ações, até o fim do mês de abril, a equipe do SAMU de Caraguatatuba atendeu 50 chamados de pacientes com suspeita de Covid-19.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Marinha do Brasil alerta para ventos de até 74 km no Litoral Norte
Marinha do Brasil alerta para ventos de até 74 km no Litoral Norte

A Marinha do Brasil emitiu um alerta, nesta sexta-feira (05/06), comunicando que ventos de até 40 nós, equivalente a 74 km/h, devem atingir o Litoral Norte Paulista e consequentemente, Caraguatatuba. De acordo com o informativo, os ventos atingirão a região chamada de Área Charlie, que vai do Cabo de Santa

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 05/06/2020
Inscrições para 15º Caraguá A Gosto delivery terminam nesta terça-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para 15º Caraguá A Gosto delivery

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abre nesta quinta-feira (25), as inscrições para o 15º Caraguá A Gosto. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os pratos serão entregues por meio de aplicativo de delivery. O evento será realizado de 1º de agosto a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 25/06/2020
Prefeitura de Caraguatatuba convoca bolsistas do PEAD para se apresentarem  na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca novos bolsistas do PEAD

A Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais oito bolsistas selecionados no Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD). Os convocados deverão trabalhar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. A lista de convocação está disponível na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (19/6). Os convocados

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 19/06/2020
Prefeitura de Caraguatatuba cria selo para garantia de um turismo seguro e responsável
Prefeitura de Caraguatatuba cria selo para garantia de um turismo seguro e responsável

Para dar segurança aos usuários dos serviços turísticos neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Caraguatatuba criou um selo que poderá ser utilizado por todo o trade para mostrar que seu estabelecimento é seguro e responsável. Isso significa dizer que ele segue todo o protocolo da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 19/06/2020
Prefeitura suspende funcionamento de Casa de Repouso em que três idosos morreram por Covid-19
Covid-19: Casa de Repouso é autuada em Caraguatatuba e idosos serão removidos

A Prefeitura de Caraguatatuba autuou nesta sexta-feira (26) a Instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI) – Casa de Repouso Jardim do Éden, localizada no bairro Barranco Alto. O auto de infração foi lavrado por agente público e entregue à direção da instituição. A equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 26/06/2020